VIVÊNCIAS INICIAIS NO MAGISTÉRIO E FORMAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE NA SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8023

Palavras-chave:

saberes docentes, memória, socialização profissional, entrada no magistério

Resumo

Este artigo analisa relatos de quatro professoras iniciantes, que estão em sala de aula há menos de dois anos, sendo duas delas formadas pela Universidade de São Paulo (USP) e duas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O critério para a escolha das colaboradoras da presente pesquisa foi o fato de elas, além de serem recém-formadas, terem realizado estágios curriculares diferenciados, na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP (EAFEUSP) e no Programa de Residência Pedagógica (UNIFESP). A análise desenvolvida aqui integra o projeto temático Saberes e práticas  em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810 -...) – coordenado por Diana Vidal e Carlota Boto (USP) e financiado pela  FAPESP (2018/26699-4) – e busca compreender o modo como as dimensões da memória de seus percursos escolares, das experiências vivenciadas durante o estágio e dos conteúdos teórico-práticos do curso foram mobilizadas para a elaboração de um repertório inicial de práticas, num momento em que elas estão dando forma às suas auto-imagens como docentes. Tendo como base, sobretudo, as concepções de memória (Halbwachs), autobiografia (Nóvoa, Souza), ciclo de vida profissional (Huberman), saberes profissionais dos professores (Tardif) e as produções sobre estágio em docência (Souza, Schön), foi possível constatar que os relatos expressam fortemente o sentimento de isolamento, o medo do julgamento dos pares e as nuances da relação com os alunos, evidenciando que tais sentimentos constituem o eixo que articula os diversos saberes, implicando-as como sujeitos. 

 

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Biografia do Autor

Paula Perin Vicentini, Universidade de São Paulo – Brasil

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com período de estágio de Doutorado-Sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), em Paris. Professora na graduação dos cursos de Pedagogia e Licenciatura da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, bem como do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição.

Rita de Cassia Gallego, Universidade de São Paulo – Brasil

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com período de estágio de Doutorado-Sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), em Paris. Pprofessora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, bem como do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição.

Rosario Genta Lugli, Universidade Federal de São Paulo – Brasil

Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal de São Paulo e do Programa de Pòs-graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência.

Vivian Batista da Silva, Universidade de São Paulo – Brasil

É Professora Livre-Docente da Faculdade de Educação da USP e integra o Projeto temático FAPESP sobre "Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)" como pesquisadora principal. Atua como docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP nos níveis de mestrado e doutorado, além de ser Coordenadora de Área junto ao PIBID/Pedagogia 2020.

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

VICENTINI, P. P.; GALLEGO, R. de C.; LUGLI, R. G.; SILVA, V. B. da. VIVÊNCIAS INICIAIS NO MAGISTÉRIO E FORMAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE NA SALA DE AULA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 190-218, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i44.8023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8023. Acesso em: 22 dez. 2024.