PESQUISA-FORMAÇÃO E NARRATIVA DE SI: AGENTIVIDADE E SUAS DINÂMICAS FIGURACIONAIS NO SENTIR-SE PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8024

Palavras-chave:

Biografização, Formação de professor, Pesquisa narrativa

Resumo

O texto trata da pesquisa fundamentada em trabalhar a narrativa pelo viés da reflexividade do vivido, na construção de uma representação do sentir-se professor, com base na mediação da consciência-eu/consciência-nós, no estudo da ação narrativa do sujeito sobre o mundo, em um movimento relacional que o indivíduo constrói ao ser no mundo, como construção epistemológica e ontológica, partilhada entre os envolvidos da/na pesquisa, distanciando-se da concepção de conhecimento científico como uma produção que delimita hierarquicamente o papel do pesquisador e do pesquisado. Tem como alicerce teórico perceber o sujeito em sua universalidade singular, tecida no universo da história humana e na singularidade de seu projeto de vida. Assim, objetiva o texto analisar como se constrói a formação do professor pelo viés da narrativa dos professores de Língua Portuguesa. Por percurso metodológico optou-se pela História Oral, sob o olhar da história oral de vida, por meio da análise da narrativa de si como parte do processo de formação desses profissionais, o que direcionou o olhar para a literatura narrativa como ponto de partida para a geração de dados. Do observado constatou-se que refletir sobre os processos de formação de professores pelo viés da sua história de vida manifesta-se em uma proposta de construção do conhecimento científico que considera como substância elementar a construção de si, ou seja, manifesta-se na perspectiva epistemológica em que a preocupação com o sujeito é, também, ontológica, pois considera-o como um agente sociopolítico.

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Biografia do Autor

Nilton Paulo Ponciano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Brasil

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), Campus Manaus Centro (CMC). É membro do grupo de estudo e pesquisa sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Augusto José Savedra Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Brasil

Mestre em Ensino Tecnológico pelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – Campus Parintins (IFAM-CPA). Participante, como pesquisador, em dois grupos de estudos e pesquisa: no Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Discurso – (LADI) UFAM e no Grupo de Pesquisa Gênero e meio Ambiente (GEMA) - IFAM, e, como estudante, no do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (GEPROFET) – IFAM, vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

PONCIANO, N. P.; LIMA, A. J. S. PESQUISA-FORMAÇÃO E NARRATIVA DE SI: AGENTIVIDADE E SUAS DINÂMICAS FIGURACIONAIS NO SENTIR-SE PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 219-241, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i44.8024. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8024. Acesso em: 21 dez. 2024.