Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador

Autores

  • Juliana Battistus Mateus Ferreira
  • Peri Mesquida

Palavras-chave:

Alfabetização de jovens e adultos, Conscientização, Paulo Freire, Trabalho docente

Resumo

As contribuições de Paulo Freire para a Educação não se restringem a alfabetização de jovens e adultos, mas avançam para o campo da didática aplicável a qualquer modalidade de ensino, em quaisquer contextos, pois as suas ideias pedagógicas fornecem elementos teórico/práticos para o processo de ensino/aprendizagem comprovadamente eficazes. A partir desta constatação, a presente pesquisa dedicou-se a analisar, sob o enfoque histórico, o cunho conscientizador do pensamento pedagógico de Freire, tornado prática no método de alfabetização que leva o seu nome e ao analisar a prática pedagógica freireana percebe-se que esta se desenvolve basicamente por meio do diálogo e da ação reflexiva. Cabe, então, pensar na sua eficácia enquanto propulsoras do processo de conscientização, fazendo uso de elementos teórico/práticos e de recursos didáticos que favoreçam a aproximação da realidade do educando ao processo de ensino. Portanto, tais elementos, juntamente com a exposição das fases do método, são, nesta pesquisa, analisados quanto a sua relevância num ambiente escolar cujo objetivo é alfabetizar, conscientizando.

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Publicado

2014-11-18

Como Citar

MATEUS FERREIRA, J. B.; MESQUIDA, P. Teoria freiriana de educação e trabalho docente conscientizador. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 18, p. 259-274, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/811. Acesso em: 27 abr. 2024.