A conduta matemática de estudantes em situação de incerteza: um olhar desde a Teoria das Situações Didáticas

Autores

  • Humberto Plácido Gusmão de Moura
  • Tereza Fernandez Blanco

Palavras-chave:

Teoria das Situações Didáticas, Situação de incerteza, Conduta matemática de estudantes

Resumo

A forma como os indivíduos aprendem tem sido objeto de estudo por parte de importantes pessoas ligadas à área educacional, como é o caso de Guy Brousseau (1986), teórico que desenvolveu a Teoria das Situações Didáticas (TSD), que se baseia no princípio de que cada conhecimento ou saber pode ser determinado por uma situação. Dessa teoria, apresentamos, neste artigo, uma síntese dos conceitos de situação didática, situação adidática, devolução da aprendizagem e tipos de situações didáticas, que especialmente nos foram úteis para analisar a conduta matemática de estudantes ao resolver um problema de incerteza. Evidenciamos que tal conduta é influenciada mais por suas crenças e experiências prévias do que por processos institucionais adquiridos em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-04-20

Como Citar

GUSMÃO DE MOURA, H. P.; BLANCO, T. F. A conduta matemática de estudantes em situação de incerteza: um olhar desde a Teoria das Situações Didáticas. Práxis Educacional, [S. l.], v. 11, n. 19, p. 247-268, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/831. Acesso em: 28 set. 2021.