Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8331

Palavras-chave:

Network Digital Education, Communication, Collaboration

Resumo

A pandemia da COVID-19 está a provocar alterações a diferentes níveis e o setor da educação não ficou imune. O afastamento social que se impõe afetou a forma de vivenciar a relação pedagógica, com implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A noção de espaço físico de sala de aula deu lugar a uma fronteira fluida onde os artefactos digitais ocupam um lugar de primazia, pois foi necessário reinventar uma cultura de face a face numa cultura mediada pelo digital. Para responderem a esta transição os professores tiveram que rapidamente alterar e alterar e adaptar estratégias diferenciadas. A Universidade Aberta, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, desenhou e ministrou um curso de formação para a docência digital em rede, com o objetivo de promover, nos professores do ensino não superior, competências na área da educação a distância. Este texto centra-se especificamente nas formas de comunicação entre os elementos da comunidade educativa criadas pelas escolas e cujos representantes participaram no referido curso. Os dados recolhidos provêm do referido curso de formação em que participaram cerca de 2300 professores e diretores de 756 agrupamentos e escolas não agrupadas de todo país. Seguindo uma metodologia qualitativa, com base na análise de conteúdo temática, centramo-nos na dimensão da comunicação evidenciada nos trabalhos finais que assumiram o formato de planos escolares, realizados colaborativamente. A análise permitiu identificar os mecanismos de garantia de ocorrência das comunicações, avaliar a eficácia dos meios mobilizados e relacionar os processos comunicativos com o sentimento de pertença à comunidade educativa.

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Biografia do Autor

Ana Nobre, Universidade Aberta – Portugal

Doutora em Didática pela Université Sorbonne (França); Professora Auxiliar Universidade Aberta (Portugal); Investigadora da UID 4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).

Ana Mouraz, Universidade Aberta – Portugal

Doutora em Ciências da Educação, Universidade de Coimbra; Professora Auxiliar da Universidade Aberta (Portugal); Professora do Programa de Mestrado em Supervisão Pedagógica; Membro Integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativa (CIIE).

Maria de Fátima Goulão, Universidade Aberta – Portugal

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Aberta (Portugal); Professora Auxiliar da Universidade Aberta (Portugal).

Susana Henriques, Universidade Aberta / Instituto Universitário de Lisboa – Portugal

Doutora em Sociologia pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa; Iscte – Instituto Universitário de Lisboa / Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Professora Auxiliar da Universidade Aberta (Pt).

Daniela Barros, Universidade Aberta / Universidade de Coimbra – Portugal

Doutora em Educação pela UNESP (Br) e UNED (Es), Professora Auxiliar da Universidade Aberta (Pt); Investigadora Integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e da UID 4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).

José António Moreira, Universidade Aberta / Universidade de Coimbra – Portugal

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra; Professor Associado da Universidade Aberta (Pt); Investigador Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra; Investigador Colaborador do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) da Universidade Aberta- UID 4372/FCT.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

NOBRE, A.; MOURAZ, A.; GOULÃO, M. de F.; HENRIQUES, S.; BARROS, D.; MOREIRA, J. A. Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 81-99, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8331. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8331. Acesso em: 22 dez. 2024.