Indagações na/com a EJA no contexto de pandemia: uma experiência em círculos de cultura digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8337

Palavras-chave:

Círculos de cultura, Comunidade de práticas, Educação de jovens e adultos

Resumo

Neste artigo, usamos a metodologia freireana dos Círculos de Cultura para explorar o desenvolvimento profissional contínuo dentro de uma Comunidade de Práticas em Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil em tempos de pandemia. Começamos por afirmar a importância da EJA no enfrentamento da exclusão imposta há décadas a parcelas da população no que se refere aos benefícios da educação. Conceituamos quem trabalha na EJA como uma comunidade de práticas e refletimos sobre o papel central da UNEB/MPEJA na formação dessa comunidade. Em seguida, apresentamos o projeto Indagações na / com a EJA em Tempos de Pandemia, realizado com uso das tecnologias da informação e comunicação, cujo objetivo principal foi interrogar, refletir e analisar os desafios e possibilidades das políticas públicas para a EJA no contexto da pandemia, por meio de um processo dialógico e democrático, possibilitando àqueles que se comprometem com a EJA em compartilhar e refletir sobre suas práticas. Sugerimos que o fortalecimento da Comunidade de Práticas em Educação de Jovens e Adultos (EJA) pode promover a inovação, desenvolver capital social e facilitar a criação e disseminação de conhecimento sobre, na e para a EJA na Bahia.

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Biografia do Autor

Soraia Sales Baptista da Costa Machado, Secretaria Municipal de Educação de Salvador – Brasil / Universidade de Coimbra – Portugal

Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade e Coimbra (UC). Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental e da EJA na Secretaria Municipal do Salvador (BA). Membro do Grupos de Pesquisas Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade (GREDHI) e Formação de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas (FORMAP).

Graça dos Santos Costa, Universidade do Estado da Bahia –Brasil / Universidade de Barcelona–Espanha

Doutora em Pedagogia pela Universidade de Barcelona (UB). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Professora Associada da Universidade de Barcelona (UB). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade (GREDHI) e membro do grupo de Grupo de Pesquisa e Assessoramento Didático (GIAD).

David Mallows, UCL Institute of Education – Reino Unido

Doctor of Teacher Education. Principal Teaching Fellow at the UCL Institute of Education, London, UK.

Patrícia Lessa Santos Costa, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora dos Mestrados Profissionais em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) e em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) do Departamento de Educação I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Brasil.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

MACHADO, S. S. B. da C.; COSTA, G. dos S.; MALLOWS, D.; COSTA, P. L. S. Indagações na/com a EJA no contexto de pandemia: uma experiência em círculos de cultura digitais . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 117-136, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8337. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8337. Acesso em: 3 dez. 2024.