O conhecimento como problema em uma universidade do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8343

Palavras-chave:

Universidade, conhecimento, currículo, ensino-aprendizagem

Resumo

Tradicionalmente, a missão realizada pela universidade tinha a ver com a cultura, a ciência e a profissionalidade. Hoje, novas formas de produção e gestão do conhecimento, dentro e fora da universidade, evidenciam o fato de que estamos enfrentando a necessidade de uma nova sociedade do conhecimento, no mínimo, dentro da estrutura dessas três funções. A universidade tem a missão de descobrir e também disseminar novos conhecimentos. A sociedade, por sua vez, precisa de soluções permanentes para seus problemas sem fim. Como estas duas tensões estão relacionadas no presente e no

futuro é uma grande incógnita. Eventos como a pandemia da COVID-19 apenas reforçaram esta discussão. Este artigo tem como objetivo reunir informações atualizadas sobre os significados do futuro

é uma grande incógnita. Eventos como a pandemia da COVID-19 apenas reforçaram esta discussão. Este artigo tem como objetivo reunir informações atualizadas sobre os significados do conhecimento no ambiente universitário e identificar os aspectos relevantes, bem como as controvérsias que possam existir sobre o assunto. Para este fim, foi realizada uma revisão documental descritiva, com uma análise através de uma série de categorias. Mais de 300 documentos foram tratados, dos quais 47 foram selecionados. Entre os resultados destacamos o fato das importantes inconsistências e controvérsias que vários tipos de conhecimento geram dentro da universidade, algo que afeta os currículos de treinamento e a forma como a universidade se relaciona com o conhecimento e com o mundo.

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Biografia do Autor

José M. Bautista-Vallejo, Universidad de Huelva - España

Doctor europeo en Psicopedagogía por la Universidad de Huelva. Premio Extraordinario de Doctorado. Doctor Honoris Causa por la Universidad Iberoamericana (Paraguay). Profesor Titular en la Universidad de Huelva. Departamento de Pedagogía de la Universidad de Huelva.

Rafael M. Hernández-Carrera, Universidad Internacional de la Rioja – España

Doctor europeo en educación por la Universidad de Sevilla, Profesor y Director del Departamento de Didáctica y Organización Escolar de la Universidad Internacional de la Rioja. Docente del Master en Liderazgo y Dirección de Centros Educativos de la Universidad Internacional de la Rioja.

Rodrigo Matos de Souza, Universidade de Brasília – Brasil

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Professor da Universidade de Brasília, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Profissional. Líder do Grupo de Pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogias da Resistência (REDExp).

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

BAUTISTA-VALLEJO, J. M.; HERNÁNDEZ-CARRERA, R. M.; SOUZA, R. M. de. O conhecimento como problema em uma universidade do século XXI. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 178-194, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8343. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8343. Acesso em: 28 maio. 2024.