O conhecimento como problema em uma universidade do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8343

Palavras-chave:

Universidade, conhecimento, currículo, ensino-aprendizagem

Resumo

Tradicionalmente, a missão realizada pela universidade tinha a ver com a cultura, a ciência e a profissionalidade. Hoje, novas formas de produção e gestão do conhecimento, dentro e fora da universidade, evidenciam o fato de que estamos enfrentando a necessidade de uma nova sociedade do conhecimento, no mínimo, dentro da estrutura dessas três funções. A universidade tem a missão de descobrir e também disseminar novos conhecimentos. A sociedade, por sua vez, precisa de soluções permanentes para seus problemas sem fim. Como estas duas tensões estão relacionadas no presente e no

futuro é uma grande incógnita. Eventos como a pandemia da COVID-19 apenas reforçaram esta discussão. Este artigo tem como objetivo reunir informações atualizadas sobre os significados do futuro

é uma grande incógnita. Eventos como a pandemia da COVID-19 apenas reforçaram esta discussão. Este artigo tem como objetivo reunir informações atualizadas sobre os significados do conhecimento no ambiente universitário e identificar os aspectos relevantes, bem como as controvérsias que possam existir sobre o assunto. Para este fim, foi realizada uma revisão documental descritiva, com uma análise através de uma série de categorias. Mais de 300 documentos foram tratados, dos quais 47 foram selecionados. Entre os resultados destacamos o fato das importantes inconsistências e controvérsias que vários tipos de conhecimento geram dentro da universidade, algo que afeta os currículos de treinamento e a forma como a universidade se relaciona com o conhecimento e com o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José M. Bautista-Vallejo, Universidad de Huelva - España

Doctor europeo en Psicopedagogía por la Universidad de Huelva. Premio Extraordinario de Doctorado. Doctor Honoris Causa por la Universidad Iberoamericana (Paraguay). Profesor Titular en la Universidad de Huelva. Departamento de Pedagogía de la Universidad de Huelva.

Rafael M. Hernández-Carrera, Universidad Internacional de la Rioja – España

Doctor europeo en educación por la Universidad de Sevilla, Profesor y Director del Departamento de Didáctica y Organización Escolar de la Universidad Internacional de la Rioja. Docente del Master en Liderazgo y Dirección de Centros Educativos de la Universidad Internacional de la Rioja.

Rodrigo Matos de Souza, Universidade de Brasília – Brasil

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Professor da Universidade de Brasília, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Profissional. Líder do Grupo de Pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogias da Resistência (REDExp).

Referências

ADAMS, S., CUMMINS, M., DAVIS, A., FREEMAN, A., HALL, C. Y ANANTHANARAYANAN, V. NMC Horizon Report: 2017 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium. 2017.

ALFONSO SÁNCHEZ, I. R. La Sociedad de la Información, Sociedad del Conocimiento y Sociedad del Aprendizaje. Referentes en torno a su formación. Bibliotecas. Anales de investigación, 12(2), 235-243. 2016.

BARAC, K., PRESTRIDGE, S., & MAIN, K. Stalled Innovation: Examining the technological, pedagogical and content knowledge of Australian university educators. Australian Educational Computing, 32(1), 1-17. 2017. Recuperado de: http://hdl.handle.net/10072/348562

BARDIN, L. Análisis de contenido. Madrid: Akal. 1996.

BARNETT, R. Towards a higher education for a new century. London: Institute of Education, University of London. 1997.

BARNETT, R. Learning for an unknown future. Higher Education Research & Development, 23(3), 247-260. 2004.

BARNETT, R. The Thoughtful University: A Feasible Utopia. Beijing International Review of Education, 1(1), 55-72. 2019. https://doi.org/10.1163/25902547-00101007

BARNETT, R., & BENGTSEN, S. Universities and Epistemology: From a Dissolution of Knowledge to the Emergence of a New Thinking. Education Sciences, 7(1), 38. 2017. https://doi.org/10.3390/educsci7010038.

BARNETT, R., & BENGTSEN, S. S. Knowledge and the university: Re-claiming life. New York: Routledge. 2019.

BAUTISTA VALLEJO, J. M. Universidad y Espacio Europeo en la encrucijada de la calidad. Huelva: Hergué. 2005.

BAUTISTA VALLEJO, J. M., & LÓPEZ JARA, N. R. Critical analysis of the competence-based model in the University. Academo (Asunción), 6(1), 71-80. 2019.

BAUTISTA-VALLEJO, J. M., ESPIGARES-PINAZO, M. J., & HERNÁNDEZ-CARRERA, R. M. El eees en la Universidad española como innovación y el papel del alumnado veinte años después. En: F. J. Hinojo-Lucena, I. Aznar-Díaz, & Mª. P. Cáceres Reche (eds), Avances en recursos TIC e innovación educativa (pp. 139-151). Madrid: Dykinson. 2019. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv105bcf5.15.

BECHER, T. Academic Tribes and Territories. Buckingham: Open University Press. 1989.

BONARDI, J. P., BRIS, A., BRÜLHART, M., DANTHINE, J. P., JONDEAU, E., ROHNER, D., THOENIG, M. The Case for Reopening Economies by Sector. Harvard Business Review,

May. 2020. Recuperado de https://hbr.org/2020/05/the-case-for-reopening-economies-by-sector.

BOUZA MORA, D. Instrucción: UNA-VD-DISC-003-2020. Modificación de las actividades académicas durante la situación de emergencia por COVID19 en la Universidad Nacional. San José, Costa Rica: Universidad Nacional. 2020.

BROWN, J., BROCK, B., & ZÁVODSKÁ, A. Higher Education in the 21st century: A New Paradigm of Teaching, Learning and Credit Acquisition. Proceedings of The Multidisciplinary Academic Conference, 14th IAC 2019, 87-94. 2019.

BRUNNER, J. J. Transformación de lo público y el reto de la innovación universitaria. Bordón. Revista de Pedagogía, 66(1), 45-60. 2014.

BURKE, P. A social history of knowledge: from Gutenberg to Diderot. Cambridge, UK: Polity Press. 2015.

COMISIÓN DE LAS COMUNIDADES EUROPEAS. Por una Europa del conocimiento. Comunicación al Consejo, al Parlamento Europeo, al Comité Económico y Social y al Comité de las Regiones. Bruselas, 12.11.1997. COM (97) 563 final. 1997.

COMMITTEE OF SCOTTISH UNIVERSITY PRINCIPALS. Teaching and Learning in an Expanding Higher Education System. Edinburgh: SCFC. 1991.

DARVIN, R. Youth, Technology, and the Hidden Curriculum of the 21st Century. Youth and Globalization, 1(2), 210-229. 2019.

DE KRUMMEL, M. D., BAUTISTA-VALLEJO, J. M., HERNÁNDEZ, R., & ESPIGARES-PINAZO, M. J. La autonomía universitaria como problema educativo: Una orientación histórica. ACADEMO Revista de Investigación en Ciencias Sociales y Humanidades, 7(1), 89-96. 2020.

DZIB GOODIN, A.; CASTEVICH, J.; HOGAN, D.L.; SANDERS, L.; SLOVEC, K. Y YELIZAROV, D. Desarrollo del entorno personal de aprendizaje para tutoría e investigación en niveles educativos superiores. Innoeduca. International Journal of Technology and Educational Innovation, 1(1), junio, 10-16. 2015. doi: http://dx.doi.org/10.20548/innoeduca.2015.v1i1.27

FINN, M. The Never-Ending Crisis in British Higher Education. En: T. Geelan, M. González Hernando, & P. William Walsh (eds), From Financial Crisis to Social Change (pp. 33-51). Cham: Palgrave Macmillan. 2018.

GARCÍA-PEÑALVO, F. J. La tercera misión. Education in the Knowledge Society, 17(1), 7-18. 2016.

GEORGE, J. F., & MARETT, K. Invited Paper: The Times they are a Changin: How Non-Technology Factors have Affected IS Curriculum over Time. Journal of Information Systems Education, 30(4). 2019. Recuperado de https://aisel.aisnet.org/jise/vol30/iss4/3.

GIBBONS, M., LIMOGES, C., NOWOTNY, H., & SCHWARTZMAN, S. La nueva producción del conocimiento. La dinámica de la ciencia y la investigación en las sociedades contemporáneas. Barcelona: Pomares-Corredor. 1997.

GUZMÁN-VALENZUELA, C. Universities, knowledge and pedagogical configurations: Glimpsing the complex university. Educational Philosophy and Theory, 50(1), 5–17. 2017. http://dx.doi.org/10.1080/00131857.2017.1313717

HERNÁNDEZ CARRERA, R. M. La investigación cualitativa a través de entrevistas: su análisis mediante la teoría fundamentada. Cuestiones Pedagógicas, 23, 187-210. 2014.

ICART ISERN M. T. Y CANELA-SOLER, J. El artículo de revisión. Enfermería Clínica, 4(4), 180-184. 1994.

JEFFERY, K., & HALCOMB-SMITH, L. Innovation, Critical Pedagogy, and Appreciative Feedback: A Model for Practitioners. En: S. Palahicky (2020), Enhancing Learning Design for Innovative Teaching in Higher Education (pp. 1-21). Hershey, Pennsylvania, USAIGI Global. 2020. http://dx.doi.org/10.4018/978-1-7998-2943-0.ch001

KAUARK, F. D. S., MANHÃES, F. C. Y MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: um guía prático. Itabuna: Via Litterarum. 2010.

KNOWLEDGE EXCHANGE CONCORDAT. Concordat for the advancement of knowledge exchange in higher education. Universities UK. 2020.

LYOTARD, J. F. La condición postmoderna. Madrid: Cátedra. 1994.

MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo. Quand la politique se manifeste dans un contexte de crise pandémique. In . Breton, Hervé. Chronique du vecu d'une pandemie planetaire: Récits d'universitaires, d'Est en Ouest, premier semestre 2020, Paris: L’Harmattan, p. 195-201.

MUÑOZ, J. L. Y LLUCH, L. Educación y COVID-19: Colaboración de las familias y tareas escolares. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9(3e). 2020.

REAL DECRETO-LEY 8/2020, de 17 de marzo, de medidas urgentes extraordinarias para hacer frente al impacto económico y social del COVID-19. 2020.

SCOTT, P. The Meanings of Mass Higher Education. Buckingham: Open University Press. 1995.

SILVA, A. M. A Uberização do Trabalho Docente no Brasil: uma tendência de precarização No Século XXI. Trabalho Necessário, 17(34), 230-251. 2019.

SILVA, T. T. Documento de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica. 2011.

SKIBA, D. J. Horizon Report: Knowledge Obsolescence, Artificial Intelligence, and Rethinking the Educator Role. Nursing Education Perspectives, 38(3), 165-167. 2017.

SOHRABI, C., ALSAFI, Z., O’NEILL, N., KHAN, M., KERWAN, A., AL-JABIR, A., IOSIFIDIS, C., & AGHA, R.World Health Organization declares global emergency: A review of the 2019 novel coronavirus (COVID-19). International Journal of Surgery, 76, April, 71-76. 2020. https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2020.02.034

STANDING, G. O precariado: a nova classe perigosa. Belo Horizonte: Autêntica. 2017.

SUND, K. J. Suggestions for Moving Teaching Rapidly Online in the Face of the Corona Crisis. Roskilde: Roskilde University. 2020.

VENCO, S. Uberização do trabalho: um fenômeno de tipo novo entre os docentes de São Paulo, Brasil? Cadernos de Saúde Pública, 35. 2019. (Suppl l). https://doi.org/10.1590/0102-311X00207317

WANG, C., CHENG, Z., YUE, X. G., & MCALEER, M. Risk Management of COVID-19 by Universities in China. Journal of Risk and Financial Management, 13(2), 1-6. 2020. https://doi.org/10.3390/jrfm13020036

WANG, G., ZHANG, Y., ZHAO, J., ZHANG, J., & JIANG, F. Mitigate the effects of home confinement on children during the COVID-19 outbreak. The Lancet, March 4th, 1-2. 2020. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30547-X

WHEELAHAN, L. What kind of curriculum, pedagogy and qualifications do we need for an uncertain future? En: Conference Proceedings of ‘What a Difference a Pedagogy Makes: Researching Lifelong Learning and Teaching’, 2, 635-640. Stirling: CRLL. 2005.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

BAUTISTA-VALLEJO, J. M.; HERNÁNDEZ-CARRERA, R. M.; SOUZA, R. M. de. O conhecimento como problema em uma universidade do século XXI. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 178-194, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8343. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8343. Acesso em: 26 abr. 2024.