Formação docente no curso de Pedagogia: Reflexões sob a ótica dos egressos da Unimontes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8346

Palavras-chave:

Egressos, Formação docente, Pedagogia

Resumo

A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a formação docente, constituindo-se como oportunidade reflexiva sobre os processos formativos e as contribuições do curso de Pedagogia. No âmbito da Unimontes, teve por objetivo compreender as configurações assumidas pela docência, a partir da percepção dos egressos da Pedagogia-2013/2017. Por uma abordagem interpretativista de natureza mista, esta pesquisa em andamento traz resultados parciais tendo como instrumento de coleta o Google Forms. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Enquanto resultados encontramos alguns aspectos: satisfação com o curso, inserção no mercado de trabalho na área de sua formação, importância do estágio, etc. A relevância dessa investigação se assenta, sobretudo, na contribuição que pode dar ao melhor entendimento da formação docente e apontar alternativas para os problemas que historicamente desafiam as instituições que ofertam licenciaturas e se dedicam a formar professores.

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Biografia do Autor

Cláudia Soares de Oliveira Braga, Universidade Estadual de Montes Claros – Brasil

Mestre em Educação; Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) - Brasil; Professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais.

Eliana de Freitas Soares, Universidade Estadual de Montes Claros – Brasil

Doutorando em Educação – Universidade La Salle/ bolsista CAPES. Mestre em Educação; Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) - Brasil; Professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais. Integrante do Grupo de Pesquisa GERES – UNILASALLE.

Vera Lucia Felicetti, Universidade La Salle – Brasil

Pós-Doutora em Educação; Universidade La Salle (UNILASALLE) - Brasil; Professora e coordenadora de Pós-Graduação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GERES – UNILASALLE.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

BRAGA, C. S. de O.; SOARES, E. de F.; FELICETTI, V. L. Formação docente no curso de Pedagogia: Reflexões sob a ótica dos egressos da Unimontes. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 219-238, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8346. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8346. Acesso em: 14 nov. 2024.