Desigualdades sociais e inclusão em educação: experiências da resistência venezuelana
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8360Palavras-chave:
Desigualdade social, Modelo político – social, Direitos sociais, Resistência e Participação socialResumo
Este trabalho descreve o modelo político-social consagrado na Constituição da República Bolivariana da Venezuela de 1999 e a estrutura legal dela derivada, que destaca sua garantia de direitos fundamentais, entre outros, à educação. Seu perfil inclusivo é destacado como um instrumento para reverter os efeitos devastadores das desigualdades sociais historicamente criadas e reproduzidas, um produto da lógica metabólica do capitalismo periférico. Nesse esforço teórico-documental, é feita uma breve revisão teórica em torno do conceito de desigualdade social, para aprofundar e contrastar os fundamentos doutrinários do modelo bolivariano, enfatizando as diretrizes e políticas destinadas à construção de uma sociedade democrática da justiça e do direito no protagonismo organizado do povo como instrumento de resistência e construção coletiva.
Downloads
Metrics
Referências
ASAMBLEA NACIONAL CONSTITUYENTE. Constitución de la República Bolivariana de Venezuela. Gaceta Oficial N° 5.908 del 19 de febrero de 1999. Caracas: Imprenta Nacional, 1999.
ASAMBLEA NACIONAL CONSTITUYENTE. Plan de la Patria. Hacia la prosperidad económica. Caracas: Imprenta Nacional, 2019.
ASAMBLEA NACIONAL. Ley Orgánica de Educación. Caracas: Imprenta Nacional. Gaceta Oficial No 5.929 Extraordinaria de fecha 15 de agosto de 2009.
BOLÍVAR, Simón. Discurso de Angostura. En Carrero Murillo, M. (Comp.) Discurso de Angostura. Un proyecto de patria para la Venezuela del siglo XXI. Caracas: Centro Nacional de Historia, 2019.
CHÁVEZ FRÍAS, Hugo. El libro azul. Caracas: Ediciones Correo del Orinoco, 2013.
CARVAJAL RUIZ, Samuel H.; VILLASMIL, Paulina. et. al. La Ley Orgánica de Educación (LOE): Primera Ley Educativa de la Revolución Bolivariana. En Silva Triviños, N.A.; Dutra Búrigo, C. y Macuglia Oyarzabal, G. La formação de profesores para Educação Básica na América Latina: problemas e posibilidades. Florianópolis (Brasil): Universidade Federal de Santa Catarina, 2009, pp. 83 – 93.
LUQUE, Guillermo. Educación, pueblo y ciudadanía. La educación venezolana en la primera mitad del siglo XX (1899 – 1950). Caracas: Fundación Editorial El perro y la rana. 2010.
MINISTERIO DEL PODER POPULAR PARA LA EDUCACIÓN. Estadísticas educativas (1988/1989 – 2017/2018). Caracas: Dirección General de la Oficina Estratégica de Seguimiento y Evaluación de Políticas Públicas, 2018.
PRIETO FIGUEROA, Luis Beltrán. El Estado Docente. Caracas: Fundación Biblioteca Ayacucho, 2006.
RODRÍGUEZ, Simón. Sociedades americanas. Caracas: Fundación Biblioteca Ayacucho, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.