Intervenção educativa em saúde nutricional para educadores infantis da rede pública: um estudo avaliativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8426

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Educação Alimentar e Nutricional, Educação em Saúde

Resumo

O objetivo do estudo é realizar um programa de treinamento e formação nutricional, direcionado aos educadores infantis de uma Rede Municipal de Educação Infantil, quanto às práticas alimentares e alimentação escolar, avaliando sua eficácia e verificando possíveis associações com a escolaridade destes educadores infantis. Trata-se de um estudo pré-experimental, do tipo pré-teste e pós-teste, realizado sem grupo de controlo. A amostra foi composta por 224 educadores infantis provenientes de 15 Centros Municipais de Educação Infantil, os quais participaram de um Curso de Promoção da Saúde e Prática Pedagógica na Educação Infantil, composto por dois módulos. Dados sociodemográficos, realização de atividade física e dados antropométricos foram informados via aplicação de questionário. Utilizou-se um Questionário de Conhecimento Nutricional para a mensuração do conhecimento em nutrição dos indivíduos e para a avaliação de aquisição de conhecimento, após Intervenção Nutricional, um questionário em escala Likert. Os dados foram analisados, considerando p < 0,05. O escore médio de conhecimento nutricional pré-intervenção educativa foi de 8,1±2,0 pontos, observando predominância de moderado conhecimento nutricional entre os educadores infantis (68%). Por meio do teste t pareado, observou-se diferença (p < 0,001) entre as notas médias após (5,07) e antes (3,4) do programa de intervenção nutricional, sem, contudo, haver diferença entre a estratificação escolar dos participantes (valor-p = 0,26). O programa de intervenção alimentar e nutricional proposto demonstrou-se simples e eficaz para a melhoria do conhecimento sobre alimentação e nutrição dos educadores infantis.

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Biografia do Autor

Luiz Felipe de Paiva Lourenção, Universidade Federal de Alfenas - Brasil

Doutorando em Ciências da Pediatria, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Professor Substituto em Nutrição Social, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, Brasil. Programa de Pós-Graduação Pediatria e Ciências da Pediatria, UNIFESP.

Míriam Monteiro de Castro Graciano , Universidade Federal de Lavras - Brasil

Doutora em Medicina (Medicina Preventiva), Universidade de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Lavras-UFLA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Medicina II), UFLA, Brasil.

Paula Ribeiro Santos, Universidade Federal de Lavras - Brasil

Doutoranda em Estatística e Experimentação Agronômica, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ/USP, Brasil.

 

Izabela Regina Cardoso de Oliveira , Universidade Federal de Lavras - Brasil

Doutora em Estatística e Experimentação Agronômica, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ/USP, em dupla titulação com a Universiteit Hasselt, Bélgica. Professora Adjunta do Departamento de Estatística (DES) - Universidade Federal de Lavras (UFLA), Brasil.

Stela Márcia Pereira-Dourado , Universidade Federal de Lavras - Brasil

Doutora em Saúde Pública, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Professora Associada do Departamento de Ciências da Saúde, Área de Epidemiologia e Saúde Pública, Universidade Federal de Lavras-UFLA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Medicina II), UFLA,

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

LOURENÇÃO, L. F. de P.; GRACIANO , M. M. de C.; SANTOS, P. R.; OLIVEIRA , I. R. C. de; PEREIRA-DOURADO , S. M. Intervenção educativa em saúde nutricional para educadores infantis da rede pública: um estudo avaliativo . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 293-314, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.8426. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8426. Acesso em: 16 nov. 2024.