Cuidar e educar na creche: o planejamento pedagógico e a atuação das auxiliares de classe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8640

Palavras-chave:

Cuidar e educar;, Planejamento;, Auxiliares de classe.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa acadêmica sobre as relações entre professoras e auxiliares de classe da Educação Infantil durante o planejamento pedagógico. O objetivo geral do estudo foi compreender como as auxiliares se veem profissionalmente e que lugar elas ocupam no Centro de Educação Infantil. Para a escrita desse artigo, traremos as discussões de uma das categorias que emergiu no percurso da pesquisa, qual seja: “As auxiliares de classe e o planejamento pedagógico”. O lócus da pesquisa foi um Centro de Educação Infantil público do município de Amargosa – Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizamos como instrumentos metodológicos a entrevista semiestruturada e a observação. Nesse sentido, realizamos o debate acerca da integração do cuidar e do educar, tendo em vista as relações que se estabelecem entre professoras e auxiliares de classe na elaboração do planejamento pedagógico. Identificamos que, em algumas situações durante as entrevistas, as trabalhadoras apontaram a importância da integração, e até conseguiram indicar as possibilidades de ações para a efetivação da indissociabilidade do cuidar e do educar, contudo, em outros momentos da observação, foi possível identificar que de fato havia uma separação. É preciso dizer que a superação não se configura como algo fácil. Mas ela é possível, por meio da reestruturação no que diz respeito à divisão entre as trabalhadoras, reconhecendo que cuidar e educar são atribuições docentes.

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Biografia do Autor

Livia Karen Figueredo de Jesus, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL) do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFBA. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Karina de Oliveira Santos Cordeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Brasil

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Membro do Grupo de Pesquisa Infâncias, Formação de professores e Políticas Públicas (GRIFO/UFRB).

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

JESUS, L. K. F. de; CORDEIRO, K. de O. S. Cuidar e educar na creche: o planejamento pedagógico e a atuação das auxiliares de classe . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 326-345, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.8640. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8640. Acesso em: 21 dez. 2024.