Cuidar e educar na creche: o planejamento pedagógico e a atuação das auxiliares de classe
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8640Palavras-chave:
Cuidar e educar;, Planejamento;, Auxiliares de classe.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa acadêmica sobre as relações entre professoras e auxiliares de classe da Educação Infantil durante o planejamento pedagógico. O objetivo geral do estudo foi compreender como as auxiliares se veem profissionalmente e que lugar elas ocupam no Centro de Educação Infantil. Para a escrita desse artigo, traremos as discussões de uma das categorias que emergiu no percurso da pesquisa, qual seja: “As auxiliares de classe e o planejamento pedagógico”. O lócus da pesquisa foi um Centro de Educação Infantil público do município de Amargosa – Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizamos como instrumentos metodológicos a entrevista semiestruturada e a observação. Nesse sentido, realizamos o debate acerca da integração do cuidar e do educar, tendo em vista as relações que se estabelecem entre professoras e auxiliares de classe na elaboração do planejamento pedagógico. Identificamos que, em algumas situações durante as entrevistas, as trabalhadoras apontaram a importância da integração, e até conseguiram indicar as possibilidades de ações para a efetivação da indissociabilidade do cuidar e do educar, contudo, em outros momentos da observação, foi possível identificar que de fato havia uma separação. É preciso dizer que a superação não se configura como algo fácil. Mas ela é possível, por meio da reestruturação no que diz respeito à divisão entre as trabalhadoras, reconhecendo que cuidar e educar são atribuições docentes.
Downloads
Metrics
Referências
ABRAMOWICZ, Anete. O direito das crianças à educação infantil. Proposições. v. 14, n. 3 (42) - set./dez. 2003.
AMARGOSA. Lei Nº. 318 de 31 de dezembro de 2009. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Cargo e Carreira da rede pública municipal de ensino de Amargosa e dá providências correlatas. Amargosa, 2009.
AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. Educação Infantil e Formação de Professores: para além da separação cuidar-educar. 1. ed. – São Paulo: Editora Unesp, 2013.
BRASIL. Listagem das profissões regulamentadas: normas regulamentadoras. Cadastro Brasileiro de Ocupações. Disponível em < http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/regulamentacao.jsf >. Acesso em 24 de fevereiro de 2020.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 1996. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm >. Acesso em 03 de janeiro de 2020.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
BOGDAN, Roberto; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994.
CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Out-Dez; 15(4): 679-84.
CORDEIRO, Karina de Oliveira Santos Cordeiro; SODRÉ, Liana Pontes Gonçalves. A implantação da Educação Infantil no município de Teixeira de Freitas – Bahia. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.4, n, 5, p. 109-127, jul/dez. 2008. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/579/473. Acesso em: 21 de jan. de 2021.
DUBAR, Claude. A Socialização: Construção das Identidades Sociais e Profissionais. Tradução: Andréa Stahell M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa Qualitativa em Educação: Fundamentos e Tradições. Tradução Miguel Cabrea. Porto Alegre: AMGH, 2010.
FREIRE, Zildiane de Jesus; FERREIRA, Lucia Gracia. Saberes e fazeres de professoras da educação infantil. REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE - belo horizonte - v. 12, n. 2, julho/dezembro 2020. p.1-25. Disponível em: < https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/fdc/article/view/1805/1146 >. Acesso em 23 de janeiro de 2021.
KULHMANN Jr, Moysés. Educando a Infância Brasileira. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs). 500 Anos de Educação no Brasil. Belo horizonte: Autêntica, 2000.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A; Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCONI Marina de Andrade; LAKATOS Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7° ed. Ed. Atlas: São Paulo, 2007.
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. Relações entre o desenvolvimento Infantil e o planejamento de ensino. In: MARTINS, LM. DUARTE, N. (Orgs). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.191 p. ISBN 978-85-7983-103-4.
ORNELLAS, Maria de Lurdes S. [Entre]vista: A Escuta Revela. Salvador: EDUFBA 2011.
ROSEMBERG, Fulvia. Formação do Profissional de Educação Infantil, Através de Cursos Súpleteos. In: Por uma Política de Formação do Profissional de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1994.
SILVA, Carmem Virgínia Moraes da; FRANCISCHINI, Rosângela. O surgimento da educação infantil na história das políticas públicas para a criança no Brasil. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.8, n. 12, p. 257-276, jan/jul. 2008. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/699/584 . Acesso em 10 de jan. de 2021.
SOUZA, Jorsinai de Argolo; RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; OLIVEIRA, Rosemary Lapa de. Políticas Públicas para a Educação Infantil: um debate sobre a expansão da oferta e a formação dos professores. Revista de Estudos em Educação e Diversidade – REED, [S.L.], v.1, n.2, p. 392-409, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7900/5436 . Acesso em: 29 de jan. 2021.
TIRIBA, Léa. Educar e Cuidar: Buscando a Teoria para Compreender os Discursos e as Práticas. In: KRAMER, Sonia (Org.). Profissionais da Educação Infantil: Gestão e Formação. São Paulo: Ática, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.