“Ser professor de química é”: percepções sobre docência e o seu papel social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8653

Palavras-chave:

Educação Química, Formação de Professores, Ser professor é

Resumo

A interface dialógica entre a universidade e as escolas de Educação Básica é um espaço-tempo investigativo privilegiado para a formação docente. É neste campo inter relacional que acontece a necessária fusão entre os construtos do conhecimento acadêmico e o universo escolar, pois é no contato entre os pares que os licenciandos se identificam e se reconhecem como profissionais do ensino. Em face ao exposto, apresentamos neste artigo os resultados de uma pesquisa sobre Ser professor de Química realizada com sete estudantes de um curso de licenciatura de uma universidade baiana. O grupo investigado respondeu ao questionamento sobre Ser professor de Química, trazendo suas justificativas. As expressões elencadas foram submetidas à aplicação Web WordClouds, para criação da nuvem de palavras, evidenciando as evocações mais expressivas. O resultado obtido evidenciou os termos Conhecimento, Ensino, Ciência e Autonomia. Conforme Bardin, realizamos a análise de conteúdo das justificativas de todos os termos elencados pelos licenciandos emergindo as categorias Ciência e Sociedade, Ambiente físico e Profissionalização. Dos resultados encontrados podemos concluir que este grupo percebe a importância da formação pedagógica realizada no intercâmbio entre a universidade e a escola caracterizando o papel social da docência e da profissionalização docente.

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Biografia do Autor

Michele Marcelo Silva Bortolai, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutora em Ensino de Ciências (PIEC/USP). Professora de Ensino de Química do CFP/UFRB. Integrante do grupo de pesquisa LieQui (PIEC/USP) e vice-lider do RESSONAR (CFP/UFRB).

Rafaela Santos Lima, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC/UFBA). Coordenadora Pedagógica da FAESB. Participa dos grupos de pesquisa PEQUI (UFRB), RESSONAR (UFRB) e do GEPEQS (UESB).

Franklin Kaic Dutra-Pereira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Um dos Doutores mais jovem do Brasil em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFRN). Curriculista das Ciências/Química. Professor de Ensino de Química do CFP/UFRB. Líder do RESSONAR. Integrante do GEPPC/UFPB. Diretor de comunicação da SBEnQ. Sócio da ABRAPEC.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

BORTOLAI, M. M. S.; LIMA, R. S.; DUTRA-PEREIRA, F. K. “Ser professor de química é”: percepções sobre docência e o seu papel social . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 315-333, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.8653. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8653. Acesso em: 3 dez. 2024.