Autoritarismo e esperança: costurando fios entre Paulo Freire e José Cardoso Pires

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.8698

Palavras-chave:

José Cardoso Pires, Paulo Freire, situação limite

Resumo

O presente artigo analisa o romance - O Delfim – do escritor português, José Cardoso Pires, a partir de Paulo Freire, considerando os conceitos: autoritarismo, esperança, situação-limite e inédito-viável. O cruzamento entre literatura, filosofia e educação tem possibilitado uma maior compreensão das relações sociais e conflitivas da sociedade, ampliando assim, o espectro de análise e de reflexões. No romance analisado, os moradores de Gafeira - aldeia ficcional em que a história é ambientada - vivem em um estado inerte, sonolento, de tempo imóvel e, até mesmo, opressivo. A ocorrência de um crime, muda os rumos da história e altera a ordem das relações sociais. Estabelecendo uma metáfora com a lagartixa, o escritor/narrador mostra a impermanência daquilo que parecia consolidado, ou seja, as relações de poder estabelecidas entre a aristocracia e o campesinato se desfazem. Operando com as categorias freirianas: consciência ingênua, opressor/oprimido, e com diversos aspectos abordados no romance, evidencia-se que a organização coletiva e a conscientização dos “desocupados” permitem a superação da condição de oprimidos. A criação da Cooperativa dos Noventa e Oito, é exemplo um concreto disso. O texto demonstra que as obras de Pires e Freire, mesmo com linguagens distintas, experiências diferentes e realidades distantes, elucidam formas de opressão e estruturas de poder, desvelam as máculas, as violências e os abusos por parte das elites.  

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Biografia do Autor

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign – UIUC, em 2016 e na University of Canterbury – UC na Nova Zelândia, em 2019. Professora no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e no Programa de Pós-graduação em Educação da FURG. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI, é integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE/FURG e do Grupo de pesquisa em História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – HISALES/UFPEL.

Eduardo Arriada, Universidade Federal de Pelotas - Brasil

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC de Porto Alegre. Realizou Pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign – UIUC, em 2016 e na University of Canterbury – UC na Nova Zelândia, em 2019. Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Atua no Programa de Pós-graduação. Vinculado ao Centro de Estudos e Investigação em História da Educação. Coordena o Centro de Documentação - CEDOC.

Mônica Maciel Vahl, Ara Institute of Canterbury, Christchurch - Nova Zelândia

Doutora em Educação pela University of Canterbury (UC). Bibliotecária na Ara Institute of Canterbury.  Integrante dos grupos de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares - FaE/UFPEL), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI - IE/FURG) e School of Educational Studies and Leadership (UC).

 

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

NOGUEIRA, G. M.; ARRIADA, E.; VAHL, M. M. Autoritarismo e esperança: costurando fios entre Paulo Freire e José Cardoso Pires. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 47, p. 4-23, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i47.8698. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8698. Acesso em: 23 dez. 2024.