Resenha do livro “Teacher preparation in Scotland” (formação de professores na Escócia)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8713

Palavras-chave:

Formação de professores na Escócia, história e atualidade, indução profissional docente

Resumo

Resumo: Esta resenha objetiva destacar as ideias principais do livro “Teacher Preparation in Scotland” organizado por Rachel Shanks da Escócia. Efetuamos inicialmente o levantamento das ideias principais do livro, com destaque para a história e atualidade da formação de professores na Escócia, com suas fases, debates e forma de funcionamento, em especial o estágio supervisionado e a indução profissional; o principal lugar de formação docente, na universidade ou na escola; a discussão sobre a maior ênfase no conhecimento acadêmico ou prático; as parcerias entre as instituições; o impacto das políticas educacionais na formação de professores; a introdução de rotas alternativas e a educação online e a distância para suprir a carência de professores na Escócia; as formas de formação de professores, entre outras. Depois realizamos resumo dos seus capítulos, que contém temáticas variadas sobre a formação de professores na Escócia. Por fim, realizamos uma crítica de como o livro traz reflexões que são importantes para pensarmos a realidade e o futuro da formação de professores no Brasil.

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Biografia do Autor

Amanda Oliveira Rabelo, Universidade Federal Fluminense – Brasil

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro, Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e em Educação pela UFRJ; Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF); Professora Permanente do Programa de Pós- Graduação em Ensino da UFF/INFES.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

RABELO, A. O. Resenha do livro “Teacher preparation in Scotland” (formação de professores na Escócia) . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 528-537, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.8713. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8713. Acesso em: 21 dez. 2024.