Resenha do livro “Teacher preparation in Scotland” (formação de professores na Escócia)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8713

Palavras-chave:

Formação de professores na Escócia, história e atualidade, indução profissional docente

Resumo

Resumo: Esta resenha objetiva destacar as ideias principais do livro “Teacher Preparation in Scotland” organizado por Rachel Shanks da Escócia. Efetuamos inicialmente o levantamento das ideias principais do livro, com destaque para a história e atualidade da formação de professores na Escócia, com suas fases, debates e forma de funcionamento, em especial o estágio supervisionado e a indução profissional; o principal lugar de formação docente, na universidade ou na escola; a discussão sobre a maior ênfase no conhecimento acadêmico ou prático; as parcerias entre as instituições; o impacto das políticas educacionais na formação de professores; a introdução de rotas alternativas e a educação online e a distância para suprir a carência de professores na Escócia; as formas de formação de professores, entre outras. Depois realizamos resumo dos seus capítulos, que contém temáticas variadas sobre a formação de professores na Escócia. Por fim, realizamos uma crítica de como o livro traz reflexões que são importantes para pensarmos a realidade e o futuro da formação de professores no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amanda Oliveira Rabelo, Universidade Federal Fluminense – Brasil

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro, Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e em Educação pela UFRJ; Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF); Professora Permanente do Programa de Pós- Graduação em Ensino da UFF/INFES.

Referências

CARVALHO, Elma J. G. Reflexões sobre a importância dos estudos de educação comparada na atualidade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 52, p. 416-435, set, 2013.

RABELO, Amanda Oliveira. Formação dos professores em nível superior no Brasil: da promulgação da lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN/1996) até os dias atuais. Educere (Mérida), v. 20, p. 505-514, 2016.

RABELO, Amanda Oliveira. Análise comparada da indução profissional como apoio ao docente iniciante. Currículo Sem Fronteiras, v. 19, p. 81-96, 2019.

RABELO, Amanda Oliveira; MONTEIRO, A. M. Apresentação da sessão temática: Indução profissional: desafios e experiências entre formação e profissão docente. Currículo Sem Fronteiras, v. 19, p. 5-22, 2019.

SHANKS, R., ed. Alfabetização micropolítica e formação profissional de professores iniciantes. Traduzido por RABELO, Amanda Oliveira; MONTEIRO, A. M. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 134-150, jan./abr. 2019.

SHANKS, R. (ed). Teacher Preparation in Scotland, Emerald Publishing: UK, 2020.

ZEICHNER, K. Políticas de formação de professores nos Estados Unidos: como e porque elas afetam vários países no mundo. Tradutora Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2013.

ZEICHNER, K. The struggle for the soul of teaching and teacher education in the USA, Journal of Education for Teaching, v. 40, n. 5, pp. 551-568, 2014. Disponível em: DOI: 10.1080/02607476.2014.956544. Acesso em: 18 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

RABELO, A. O. Resenha do livro “Teacher preparation in Scotland” (formação de professores na Escócia) . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 528-537, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.8713. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8713. Acesso em: 21 nov. 2024.