Management of secondary school education policies in Argentina

Autores

  • Maria Eugenia Vicente

Palavras-chave:

Ensino secundário, Educação, Inclusão social, Escolaridade obrigatória, Políticas educativas

Resumo

Ao longo da história da educação na Argentina, a escola tem sustentado suas políticas educacionais em uma estrutura institucional burocrática e racional orientada para servir os interesses de uma minoria. Hoje, as políticas de inclusão social e a sanção do ensino secundário obrigatório são apresentadas como uma oportunidade de democratizar a gestão das instituições de ensino secundária.  Este artigo apresenta uma pesquisa empírica cujo objetivo principal é analisar as decisões e medidas tomadas pelos diretores de escolas públicas e privadas na Argentina, a fim de aplicar o mais recente Lei Nacional de Educação (LEN), que as sanções da escolaridade obrigatória do nível secundário. A metodologia é parte dos estudos da gestão da educação, que analisa qualitativamente as práticas educativas a partir de uma perspectiva institucional. Assim, a pesquisa usa fontes primárias, cuja técnica da construção os dados é da entrevista em profundidade. O objetivo da análise das entrevistas foi caracterizar as diferentes estratégias e práticas de gestão de inclusão social no nível secundário, através das dimensões: 1) O lugar de trajetórias sócio-educativas dos alunos nas propostas educacionais; 2) estratégias de retenção; 3) O lugar de aluno na construção de acordos e projetos educacionais; e 4) a relação entre a instituição e as famílias.

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Publicado

2015-09-29

Como Citar

VICENTE, M. E. Management of secondary school education policies in Argentina. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 21, p. 293-315, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/872. Acesso em: 21 jul. 2024.