Formação de professores a partir das práticas inclusivas e design universal para aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8759

Palavras-chave:

Design Universal para Aprendizagem, Desenvolvimento profissional docente, Práticas de ensino inclusivas

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em educação que coloca em questão a formação docente no campo da educação inclusiva. Parte da seguinte pergunta investigativa: quais são as contribuições do Design Universal para Aprendizagem (DUA), ou Universal Design for Learning, em inglês, à formação continuada de professores para as práticas da educação especial e inclusiva? Com abordagem qualitativa, por meio de método que combinou a pesquisa narrativa e pesquisa de desenvolvimento, o objetivo foi analisar como os princípios do DUA, aplicados à formação docente, podem contribuir para as práticas inclusivas na escola. Participaram da pesquisa seis professoras atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental em uma rede pública na região do ABCD paulista. Os resultados mostraram a importância de a formação partir das práticas cotidianas dos professores, valorizando seus saberes e fazeres na articulação com novos conhecimentos teóricos (no caso, o DUA) para subsidiar as análises e reflexões acerca das práticas de ensino no contexto da educação especial na perspectiva inclusiva. Insere-se no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, FAPESP.

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Biografia do Autor

Adriana de Jesus Arroio Agostini, Universidade Municipal de São Caetano - Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Municipal de São Caetano (USCS). Trabalha como professora de educação básica na Prefeitura Municipal de Santo André, São Paulo. Membro do grupo de pesquisa ACESSI (Acessibilidade escolar e inclusão social).

Elizabete Cristina Costa Renders, Universidade Municipal de São Caetano - Brasil

Pós-Doutora e Doutora em Educação na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP. Trabalha com a formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. É líder do grupo de pesquisa ACESSI (Acessibilidade escolar e inclusão social).

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

AGOSTINI, A. de J. A.; RENDERS, E. C. C. Formação de professores a partir das práticas inclusivas e design universal para aprendizagem . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 488-505, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.8759. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8759. Acesso em: 21 dez. 2024.