Estratégias para o uso de representações visuais na análise de dados qualitativos em QDAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8807

Palavras-chave:

Visualização de Dados, Análise Qualitativa, Revisão Integrativa

Resumo

Os designados Qualitative Data Analysis Software (QDAS) são ferramentas que auxiliam o pesquisador no tratamento, organização, análise e representação de dados, entre outros, com a finalidade de apoiar análises de pesquisas ou projetos científicos nos mais diversos campos de conhecimento. Este artigo apresenta, através de uma revisão integrativa, reflexões sobre as estratégias para disponibilidade de representações visuais em trabalhos acadêmicos que usaram QDAS. Como procedimento metodológico os dados levantados entre anos de 2018 e 2019, de estudos sobre Educação apoiados por QDAS, publicados em periódicos brasileiro, com critérios de qualidade A1, foram coletados com base na Revisão Integrativa, o que nos permitiu aprofundar reflexões dos pesquisadores/usuários de QDAS sobre a relação entre categorização/organização, análise de dados e apresentação de dados junto à representação visual de dados. Assim, pretendeu-se contribuir ao tema reflexões sobre as estratégias para concepção de representações visuais quando aplicadas aos QDAS durante as etapas de uma pesquisa. Do apontado constatou-se que, em se tratando do uso de QDAS como apoio à visualização e análise de dados qualitativos é preciso, inicialmente, considerar que a revisão integrativa nos proporcionou analisar que de um universo de 2.598 artigos, 70 se encaixavam e atendiam aos nossos critérios de seleção, no qual foi possível constatar que as representações visuais possuem a possibilidade de contribuir em etapas de uma pesquisa científica e, além disso, disponibilizam mais de uma estratégias para seu uso. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Rafael dos Santos Andrade, Universidade Tiradentes – Brasil

Doutorando em Educação, Universidade Tiradentes (Unit); Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED/Unit); Grupo de Estudos e Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/CNPq); Bolsista da FAPITEC/SE.

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes – Brasil

Pós Doutor, Universidade de Aveiro (UA); Universidade Tiradentes (Unit) - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED/Unit); Grupo de Estudos e Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/CNPq). Correio eletrônico: nuneslinhares.ronaldo8@gmail.com

António Pedro Costa, Universidade de Aveiro – Portugal

Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF),  Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro (UA) - Portugal.

Referências

ALVARES, F.; CHIRELLI, M.; PIO, D. Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas. Revista Lusófona de Educação, 44, 83-98, 2019.

ANDRÉ, E. Reflections on qualitative data analysis software – Possibilities, limitations and challenges in qualitative educational research. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, v. 4 n. 6, p. 41-55. Jan/jun. 2020.

ANDRADE, L. R.; LINHARES, R. N.; COSTA, A. P.; SOUZA, F. C. Data Visualization Representations in Software Supporting Qualitative Analysis. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), 2021. No prelo.

Biblioteca Paulo de Carvalho Mattos. Tipos de Revisão de Literatura. 2015. Disponível em: <http://www.fca.unesp.br/Home/Biblioteca/tipos-de-evisao-de-literatura.pdf>. Acesso em: 28, abr. 2021.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. DE A.; MACEDO, M. O Método da Revisão Integrativa nos Estudos Organizacionais. Gestão e Sociedade, 5(11), 121-136, 2011. Disponível em: <https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220>. Acesso em: 28, abr. 2021.

CAIRO, A. Infografía 2.0: Visualización interactiva de informacíon em prensa. Madrid: Alamut, 2008.

CARD, S. K.; MACKINLAY, J. D.; SHNEIDERMAN, B.; CARD, M. Readings in Information Visualization: Using Vision to Think. Morgan Kaufmann Series in Interactive Technologies, Academic Press, 1999.

COSTA, A. P.; MOREIRA, A.; SOUZA, F. N. webQDA - Qualitative Data Analysis. Aveiro - Portugal, Aveiro University and MicroIO, 2019. Disponível em: . Acesso em: 28, abr. 2021.

DICK, M. Visualizing Data To Save Lives: A History of Early Public Health Infographics. The MIT PRESS Reader, 2020. Disponível em: <https://thereader.mitpress.mit.edu/history-of-early-public-health-infographics/>. Acesso em: 28, abr. 2021.

FREITAS, C. M. D. S.; CHUBACHI, O. M.; LUZZARDI, P. R. G.; CAVA, R. A. Introdução à Visualização de Informações. Revista de Informática Teórica e Aplicada, Porto Alegre, RS, v. 8, n. 2, p. 143-158, 2001.

KLEIN, E. L. Possibilidades e desafios da prática de aprendizagem colaborativa no ensino superior. Educação, Santa Maria, v. 43, n. 4, p. 667-698, out./dez. 2018.

LOPES, Ana Daniela. Teorias e boas práticas da Visualização da Informação. Dissertação (Mestrado em Multimédia) - Programa de Pós-Graduação em Multimédia Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, p. 189. 2018.

NASCIMENTO, H.; FERREIRA, C. Uma introdução à visualização de informações. VISUALIDADES, Goiânia v.9 n.2 p. 13-43, jul/dez. 2011.

NEIL PATEL. How to Use Data Visualization in Your Content to Increase Readers and Leads. Neil Patel Blog, 2021. Disponível em: . Acesso em: 28, abr. 2021.

MACKINLAY, J. D.; WINSLOW, K. Designing Great Visualizations. 2015.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, out./dez. 2008.

PEREIRA, F. P. A. Big Data e Data Analysis: Visualização de Informação. Dissertação de Mestrado. Universidade do Minho, Escola de Engenharia. 2015.

SILVA, F. C. C. Visualização de dados: passado, presente e futuro. Liinc Em Revista, Rio de Janeiro, v.15, n.2, p. 205-223, novembro. 2019.

PIZZINATO, L.; GONZÁLEZ, X. El Prácticum de Ciencias Sociales em Dos Universidades Iberoamericanas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 4, 2019.

SOUZA, F. S. C., ANDRADE, L. R. S. A.; LINHARES, R. N. Visualização de dados qualitativos na cibercultura: uma proposta de análise descritiva a partir do uso de QDAS. Artigo apresentado na modalidade oral no III Encontro de Produção e Difusão Científica do Nordeste – Enprodic 2019.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, Mar. 2010.

SOUZA, N..; COSTA, A. P.; MOREIRA, A. Questionamento no Processo de Análise de Dados Qualitativos com apoio do software webQDA. EDUSER: Revista de Educação, v.3, n. 1, p. 19-30. 2011.

SPENCE, R. Information Visualization. ACM Press and Addison-Wesley, 2001.

SPENCE, R. Information Visualization: Design for Interaction. 2nd Edition, Prentice Hall, England, 2007.

TRAFTON, Anne. In the blink of an eye: MIT neuroscientists find the brain can identify images seen for as little as 13 milliseconds. MIT News: on campus and around the world, 2014. Disponível em: <https://news.mit.edu/2014/in-the-blink-of-an-eye-0116>. Acesso em: 28, abr. 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

ANDRADE, L. R. dos S. .; LINHARES, R. N.; COSTA, A. P. Estratégias para o uso de representações visuais na análise de dados qualitativos em QDAS. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 1-22, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.8807. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8807. Acesso em: 18 set. 2021.