Ensino de Geociências e desenvolvimento sustentável: concepção e validação de questionários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8810

Palavras-chave:

Ensino de geociências, Desenvolvimento sustentável, Questionários

Resumo

Neste trabalho apresentam-se a concepção, elaboração, validação e estudo piloto de dois questionários (Questionário Inicial e Questionário Final) para a recolha de dados de apoio a um projeto de doutoramento em curso na Universidade de Aveiro (Portugal) sobre o educação de geociências no Ensino Básico (do 1.º ao 9.º ano), especificamente "Ensino de ciências no ensino básico: desenvolvimento sustentável e atividades práticas em solo". Estes questionários foram aplicados em dois momentos no âmbito de uma Oficina de Formação para Professores de Ciências do Ensino Básico português: i) no início da Oficina de Formação, utilizando o Questionário Inicial, de forma a conhecer as percepções dos professores sobre as suas práticas de ensino de geociências relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável, e ii) no final da Oficina, o Questionário Final, com o objetivo de perceber as perspectivas dos professores sobre a sua participação na Oficina, a sua contribuição para o próprio desenvolvimento profissional, especificamente na preparação e desenvolvimento de atividades práticas, nomeadamente na área das Geociências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia João, Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” da Universidade de Aveiro / Centro de Geociências da Universidade de Coimbra - Portugal

Doutoranda em Educação na Universidade de Aveiro. Integra o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro e o Centro de Geociências da Universidade de Coimbra – Portugal; Bolseira de Doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Ana V. Rodrigues, Universidade de Aveiro – Portugal

Doutorada em Didática das Ciências (2011) pela Universidade de Aveiro. Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro, no Departamento de Educação de Psicologia. Integra o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro. Coordena vários projetos na área da Educação em Ciências.

Maria Helena Henriques, Universidade de Coimbra – Portugal

Doutorada em Geologia (1992) pela Universidade de Coimbra. Professora Auxiliar com Agregação na Universidade de Coimbra, no Departamento de Ciências da Terra. Diretora do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra.

Referências

Aikenhead, G. Educação Científica para todos. Mangualde: Edições Pedago, Lda, 2009.

AIPT. Ano Internacional do Planeta Terra. 10 - Solo. Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO. 2007. Disponível em: http://yearofplanetearth.org/content/downloads/portugal/brochura10_web.pdf

CACHAPUZ, António. De ensino das ciências: seis ideias que aprendi. In CACHAPUZ, CARVALHO & GIL-PÉREZ (Org). O Ensino das Ciências como compromisso científico e Social, Brasil: Cortez Editora, 2012. p. 11 - 32.

CANAVARRO, J. M. Ciência e Sociedade. Coimbra: Quarteto Editora, 1999.

CARVALHO, António Galopim. Geologia: carta aberta ao ministro da Educação. Jornal Público, 21 dez 2015. Disponível em: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/geologia-carta-aberta-ao-ministro-da-educacao-1718021

CE - Comissão Europeia. Comunicação da Comissão ao Conselho e ao Parlamento Europeu sobre a melhoria da qualidade da formação de professores. Comissão da Cultura e da Educação, 2007.

CE - Comissão Europeia. Juventude em Movimento. Uma iniciativa para explorar o potencial dos jovens e garantir um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo na união europeia. Comunicação da Comissão ao parlamento europeu, ao conselho, ao comité económico e social europeu e ao comité das regiões de 15 de setembro de 2010.

CUE - Conselho da União Europeia. Informações oriundas das instituições e dos órgãos da União Europeia. Conclusões do Conselho de 12 de Maio de 2009 sobre um quadro estratégico para a cooperação no domínio da educação e da formação – “EF 2020”, 2009.

COUTINHO, Clara. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática, 2.ª ed. Coimbra: Almedina. 2018.

CUNHA, António Camilo. Formação de Professores – A investigação por questionário e entrevista. Vila Nova de Famalicão: Editorial Magnólia. 2007.

DIAS, R. A. & SANTOS, S. Consumo Sustentável: conheça as várias atividades levadas a cabo por empresas e organizações. (Im)pactus, n.13. Editorial Sustentare, 2009.

GHIGLIONE, Rodolphe & MATALON, Benjamin. O Inquérito – Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora. 2005.

HENRIQUES, Maria Helena. O Ano Internacional Do Planeta Terra e a Educação para a Geoconservação. Ciências Geológicas – Ensino e Investigação e sua História, v. I, n. 5, p. 465 - 474, 2010.

JOÃO, Patrícia; PEDROSA, Maria Arminda & HENRIQUES, Maria Helena. Energia e Educação para Desenvolvimento Sustentável. In: HENRIQUES, M. H.; ANDRADE, A. I.; QUINTA-FERREIRA, M.; LOPES, F. C.; BARATA, M. T.; PENA DOS REIS, R.; & MACHADO, A.(Coords.). Para Aprender com a Terra: Memórias e Notícias de Geociências no Espaço Lusófono. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, p. 85-94, 2012.

JULIÁN, M. S. G., CRESPO, M. A. G. y MARTÍN-DÍAZ, M. J. ¿Es cultura la ciencia?. In MEMBIELA, P. (coord.), Enseñanza de las ciencias desde la perspectiva CTS. Una aproximación a la formación científica de la ciudadanía, Madrid, p. 17 – 31, 2002.

MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica, 5.ª Ed. São Paulo: Editora Atlas S. A. 2003.

MARTINS, Isabel P. Problemas e perspectivas sobre a integração CTS no sistema educativo português. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v.1, n. 1, p. 28-39, 2002.

MOREIRA, João Manuel. Questionários – Teoria e Prática. Coimbra: Edições Almedina. 2009.

OECD: PISA. PISA 2009 - Assessment Framework Key competencies in reading, mathematics and science. 2009.

OEI - Organización de Estados Iberoamericanos. Metas educativas 2021. La educación que queremos para la generación de los bicentenários. Madrid: Cudipal, 2010.

PARDAL, Luis & LOPES, Eugénia Soares. Métodos e Técnicas de Investigação Social. Porto: Areal Editores. 2011.

PE&CE (Parlamento Europeu e Conselho Europeu). Recomendação do Parlamento e Conselho Europeu de 18 de Dezembro de 2006 sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida. Jornal Oficial da União Europeia, p. 10 – 15, 2006. Disponível em https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32006H0962&from=PT

PEDRINACI, Emilio ¿Qué podemos esperar de la nueva asignatura de Ciencias para el mundo contemporáneo? Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências, Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável V Seminário Ibérico / I IberoAmericano, Universidade de Aveiro, p. 21 - 28, 2008. CD-ROM.

PEDROSA, Maria Arminda, HENRIQUES, Maria Helena. Encurtando Distâncias entre Escolas e Cidadãos: Enredos Ficcionais e Educação em Ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 2, n. 3, p. 271 – 292, 2003. Disponível em http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen2/REEC_2_3_5.pdf

REBELO, D. (2014). Desenvolvimento profissional de professores de ciências - Um estudo no contexto da geologia. Tese de Doutoramento - Universidade de Aveiro, Aveiro, 2011. Disponível em: http://ria.ua.pt/handle/10773/12920

RODRIGUES, Ana V. A educação em ciências no Ensino Básico em ambientes integrados de formação. Tese de Doutoramento - Universidade de Aveiro, Aveiro, 2011. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/7226/1/5603.pdf

RODRIGUES, Ana V., JOÃO, Patrícia & MARTINS, Isabel P. Exploring rocks and minerals: An experience of integrated educational approach. In Clara Vasconcelos (Ed.), Geoscience Education: Indoor and Outdoor, Switzerland: Springer International Publishing, 2016. p. 103 - 131.

UE. Transforming our world: the 2030 agenda for sustainable development. 2015 Disponível em: http://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/70/1&Lang=E

UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2005.

VIEIRA, Rui Marques; TENREIRO-VIEIRA, Celina & MARTINS, Isabel P. A Educação em Ciências com Orientação CTS, atividades para o ensino básico. Porto: Areal Editores, 2011.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

JOÃO, P.; RODRIGUES, A. V. .; HENRIQUES, M. H. . Ensino de Geociências e desenvolvimento sustentável: concepção e validação de questionários. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 1-21, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.8810. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8810. Acesso em: 18 set. 2021.