Abrir caminhos para a investigação em educação: design-based research

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8821

Palavras-chave:

Design-Based Research, Investigação em Educação , Metodologia

Resumo

No início do século XXI, no campo da Educação surgiu a metodologia de investigação Design-Based Research (DBR) que liga a investigação e a prática na educação envolvendo todos os participantes do cenário educacional: estudantes, professores e/ou outras partes interessadas. Todos se tornam atores da investigação. Este capítulo apresenta uma breve visão da origem histórica da DBR, mostrando como se evoluiu da investigação ação e da investigação participada para o conceito da DBR e a metodologia DBR. Argumenta, ainda, como a DBR pode constituir uma metodologia apropriada à investigação que recorre ao digital como o seu ambiente operativo. Para tentar encontrar um equilíbrio entre considerações teóricas e exemplos concretos sobre a metodologia, delineiam-se três eixos: - a apresentação de breves perspetivas teóricas; - a inovação educacional: Design-Based Research; e as etapas de uma investigação em Educação com a metodologia DBR.

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Biografia do Autor

Ana Nobre, Universidade Aberta (UAb); LE@D-Laboratório de Ensino a Distância – Portugal

Doutora em Didática pela Université Sorbonne - Paris - France; Professora Auxiliar Universidade Aberta (Portugal); Investigadora  da  UID 4372/FCT   Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).

Isabelle Martin-Fenandes

Doutora em Doutoramento em Educação, Especialidade de Educação a Distância e Elearning pela Universidade Aberta; Professora Adjunta na ESHTE; Investigadora  da  UID 4372/FCT   Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).

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Publicado

2021-09-06

Como Citar

NOBRE, A.; MARTIN-FENANDES, I. Abrir caminhos para a investigação em educação: design-based research. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 234-254, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.8821. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8821. Acesso em: 5 nov. 2024.

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