Competências de educação para sustentabilidade: análise de documentos educativos em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8848Palavras-chave:
Competências-chave, Sustentabilidade, Documentos Educativos PortuguesesResumo
O estudo que se apresenta está inserido no projeto TEDS - Teacher Education for Sustainability. Este é um projeto Erasmus+ e envolve cinco países Europeus: Portugal, França, Lituânia, Finlândia e Malta. O principal objetivo do projeto TEDS é proporcionar aos formadores de professores e professores europeus o conhecimento e as ferramentas necessárias para implementarem nas suas práticas uma educação promotora de sustentabilidade. Dentro deste projeto, um dos objetivos foi compreender o modo como as competências chave de educação para a sustentabilidade estão presentes nos documentos educativos de cada um dos países participantes. Este artigo refere-se à análise realizada aos documentos educativos portugueses. É um estudo qualitativo, que se insere no paradigma interpretativo. É um estudo exploratório, de carácter descritivo-interpretativo e orientado para a identificação e descrição das principais características relacionadas com as competências chave de educação para a sustentabilidade presentes nos documentos oficiais portugueses orientadores do ensino e da aprendizagem. Depois da análise, validação e discussão dos resultados da análise de conteúdo realizada ao corpus, estes parecem indicar que os documentos educativos analisados são compatíveis com as competências chave consideradas no quadro de referência orientador. Todos os documentos apresentam diferentes aspetos das várias competências, evidenciando a sua importância na fundamentação de uma prática educativa promotora de sustentabilidade.
Downloads
Metrics
Referências
BAMBER, P. (Ed.). Teacher Education for Sustainable Development and Global Citizenship: Critical Perspectives on Values, Curriculum and Assessment. New York: Routledge, 2019.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2014.
COSTA, A. P. & AMADO, J. Análise de conteúdo suportada por software. Aveiro: Ludomedia, 2018.
ELO, S. & KYNGAS, H. The Qualitative content analysis process. Journal of Advanced Nursing 62(1), p. 107–115, 2008.
de HAAN, G. The BLK '21' programme in Germany: A 'Gestaltungskompetenz'-based model for Education for Sustainable Development. Environmental Education Research: Environmental education in three German-speaking countries: Research perspectives and recent developments, 12(1), p. 19–32, 2006.
EUROPEAN COMISSION. Communication from the Euroepan Parliament, the Council, the European Economic and Social Committee and the Committee of the Regions. A New Circular Economy Action Plan. For a cleaner and more competitive Europe. COM(2020)98 final. Brussels, 2020.
FREY B. The SAGE Encyclopedia of Educational Research, Measurement, and Evaluation. SAGE: Los Angeles, 2018.
GTEC. Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. ME-DGE, 2017.
HSIEH, H. & SHANNON, S. E. (2005). Three Approaches to Qualitative Content Analysis. Qualitative Health Research, 15(9), p. 1277–1288, 2005.
JUUTE, K. (ORG.). Framework for Education for Sustainability: Enhancing Competences in Education. Aveiro: UA Editora, 2021.
LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO, Lei nº 46/86
ME-DGE. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação e Ciência, Lisboa, 2017.
PEDROSO, J. V. (Coord). Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade. ME-DGE, 2018.
SILVA, I., MARQUES, L., MATA, L. & ROSA, M. Orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar. ME-DGE, 2016.
WCED. Our Common Future. New York: Oxford University Press, 1987.
WIEK, A., WITHYCOMBE, L., & REDMAN, C. L. Key competencies in sustainability: a reference framework for academic program development. Sustainability science, 6(2), p. 203-218, 2011a.
WIEK, A., WITHYCOMBE, L., REDMAN, C., & MILLS, S. B. (2011b). Moving forward on competence in sustainability research and problem solving. Environment, 53(2), p. 3-13, 2011b.
WIEK, A., BERNSTEIN, M., FOLEY, R., COHEN, M., FORRES, N., KUZDAS, C., KAY, B., & WITHYCOMBE, KEELER, L. Operationalising competencies in higher education for sustainable development. In M. BARTH, G. MICHELSEN, M. RIECKMANN, I. THOMAS (Eds.) Handbook of Higher Education for Sustainable Development. Routledge, London, p. 241-260, 2015.
UNESCO. Education for the Sustainable Development Goals. Learning Objectives. Paris: UNESCO, 2017.
UNESCO. Global Action Programme on Education for Sustainable Development. Paris: UNESCO, 2018.
UNESCO. Teacher Policy Development Guide. Paris: UNESCO, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.