Estrategias organizativas y didácticas para atender a la diversidad: una mirada desde el dirección escolar

Autores

  • Inmaculada Gómez Hurtado

Palavras-chave:

Atenção à diversidade, Gestão da escolar, Liderança inclusiva

Resumo

Desde o início dos anos 90, as escolas têm registrado um crescimento significativo de estudantes imigrantes (até 9,53%), alunos com necessidades educativas especiais, alunos com diferenças de gênero, habilidade e cultura, chegando a ser uma característica da maioria das escolas o seu carácter diversificado. O presente artigo descreve uma pesquisa qualitativa realizada em uma educação infantil e primária considerada como promotor das boas práticas para o desenvolvimento de estratégias e didáticas para atender à diversidade. Para este fim, foi realizado um estudo de caso no referido centro, utilizando como instrumentos entrevistas, observações e análise de documentos com foco neste artigo, com o objetivo de analisar e apresentar boas práticas de gestão da diversidade pela direção escolar, particularmente aquelas que são referência em estratégias educacionais e organizacionais para lidar com a diversidade dos alunos. Os resultados mostram diferentes estratégias organizacionais e didátias ao nível da escola e da sala de aula, atendendo à diversidade dos alunos, tais como a organização de apoio, envolvimento da família na sala de aula ou o desenvolvimento de grupos interativos. As conclusões giram em torno da importância de a equipe diretora promover uma cultura organizacional que considere estratégias didáticas e organizacionais que respondam às necessidades de todos os alunos.

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Publicado

2015-10-23

Como Citar

HURTADO, I. G. Estrategias organizativas y didácticas para atender a la diversidad: una mirada desde el dirección escolar. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 22, p. 97- 131, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/885. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático