O pedagogo, de Clemente de Alexandria: traços singulares da educação cristã no mundo antigo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8850

Palavras-chave:

Clemente de Alexandria, Pedagogo, Educação na antiguidade cristã

Resumo

O artigo buscar analisar a perspectiva educacional que se gesta na antiguidade cristã, de forma a encontrar nos conceitos de pedagogo e de pedagogia um caso capaz de exemplificar a influência, mas, também, o deslocamento, do alcance do modelo pedagógico grego naquela matriz. Neste sentido, Clemente de Alexandria e sua obra O Pedagogo são estratégicos para entendermos as diretrizes inovadoras que orientaram um dos modos mais exitosos da formação do homem cristão, a saber, a pedagogia da conversão. Neste sentido, Clemente de Alexandria é, sem embargo, um capítulo relevante na história da educação cristã, pois foi um dos primeiros a conceber o cristianismo como um programa completo de formação e como um método de aprimoramento moral coroado por uma genuína concepção de pedagogia e de pedagogo.

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Biografia do Autor

Edmilson Menezes, Universidade Federal de Sergipe – Brasil

Doutor em Filosofia pela Unicamp. Professor Titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, ambos naquela mesma universidade. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da História e Modernidade (NEPHEM/UFS).  

Maria Lenilda Caetano França, Universidade Federal de Sergipe – Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, Brasil (PPGED/UFS/BRASIL). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da História e Modernidade (NEPHEM/UFS). Correio eletrônico:

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

MENEZES, E.; FRANÇA, M. L. C. O pedagogo, de Clemente de Alexandria: traços singulares da educação cristã no mundo antigo . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 252-274, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.8850. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8850. Acesso em: 3 dez. 2024.