Educação do campo em perspectiva historiográfica nos periódicos de História da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8861

Palavras-chave:

História da Educação Brasileira, Educação do Campo, Historiografia

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa sobre as características historiográficas de produções/publicações que abordam a Educação do Campo em perspectiva histórica ou na qualidade de História da Educação. A Educação do Campo tem se constituído como objeto de interesse da História da Educação no Brasil? A resposta à pergunta é construída a partir do mapeamento da produção historiográfica sobre a Educação do Campo em seus 20 anos de existência e da identificação dos objetos, sujeitos, contextos espaço-temporais, fontes, categorias de pesquisa, perspectivas teórico-metodológicas e referenciais presentes nas produções/publicações. A pesquisa é de natureza bibliográfica e bibliométrica, delimitada às publicações em periódicos brasileiros de História da Educação, no período de 2008 a 2020. A conclusão é de que a Educação do Campo ainda não se constitui como objeto marcante nas publicações divulgadas nos periódicos de História da Educação, ao passo que a Educação Rural tem lugar consolidado na área.

 História da Educação Brasileira; Educação do Campo; Historiografia.

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Biografia do Autor

André Luiz Batista da Silva, Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná / Secretaria Municipal de Educação de Araucária– Brasil

Doutor em Educação pela UTP. Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP). Professor da Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná e da Rede Municipal de Ensino de Araucária/PR

Maria Antônia de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Brasil

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, curso de Pedagogia e Mestrado Profissional (PROFEI). Professora da Universidade Tuiuti do Paraná. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP). Bolsista do CNPq, PQ1B.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

SILVA, A. L. B. da .; SOUZA, M. A. de. Educação do campo em perspectiva historiográfica nos periódicos de História da Educação . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 494-516, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.8861. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8861. Acesso em: 20 dez. 2024.