O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso

Autores

  • Pedro Ribeiro Mucharreira
  • Belmiro Gil Cabrito

Palavras-chave:

Aprendizagem, Didática, Economia, Jogos de management, Motivação

Resumo

O presente estudo apresenta os dados parciais de uma investigação de mestrado, centrando-se a investigação realizada no papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio, e decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. A investigação reveste-se de uma natureza qualitativa, não deixando de recorrer a análises quantitativas, sem pretensões de inferência. O objetivo central foi o de procurar perceber o papel da motivação nos resultados de aprendizagem dos alunos, para o que se recorreu a autores como Skinner e Belmont (1993), Bandura (2007), Wormeli (2014) e Vos (2015). No artigo apresenta-se uma breve revisão da literatura no âmbito da motivação e aprendizagem, da didática da economia, procurando-se perceber o papel de determinados jogos de management, organizados por instituições de ensino superior universitário, nos sujeitos de estudo. As principais conclusões do estudo apontam no sentido de, para os alunos alcançarem sucesso escolar, mais importante que o estudo diário é o gosto em estudar, estabelecendo-se relações com a teoria dos afetos, da aprendizagem significativa e por modelagem. O estudo mostra também relações entre a motivação e a participação nos jogos de management, promovidos por instituições de ensino superior.

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Publicado

2015-11-03

Como Citar

MUCHARREIRA, P. R.; CABRITO, B. G. O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso. Práxis Educacional, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 197-221, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/890. Acesso em: 24 maio. 2022.