O papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio: um estudo de caso
Palavras-chave:
Aprendizagem, Didática, Economia, Jogos de management, MotivaçãoResumo
O presente estudo apresenta os dados parciais de uma investigação de mestrado, centrando-se a investigação realizada no papel da motivação na aprendizagem da Economia no ensino médio, e decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. A investigação reveste-se de uma natureza qualitativa, não deixando de recorrer a análises quantitativas, sem pretensões de inferência. O objetivo central foi o de procurar perceber o papel da motivação nos resultados de aprendizagem dos alunos, para o que se recorreu a autores como Skinner e Belmont (1993), Bandura (2007), Wormeli (2014) e Vos (2015). No artigo apresenta-se uma breve revisão da literatura no âmbito da motivação e aprendizagem, da didática da economia, procurando-se perceber o papel de determinados jogos de management, organizados por instituições de ensino superior universitário, nos sujeitos de estudo. As principais conclusões do estudo apontam no sentido de, para os alunos alcançarem sucesso escolar, mais importante que o estudo diário é o gosto em estudar, estabelecendo-se relações com a teoria dos afetos, da aprendizagem significativa e por modelagem. O estudo mostra também relações entre a motivação e a participação nos jogos de management, promovidos por instituições de ensino superior.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.