As DCN/2019 para a formação de professores: tensões e perspectivas para o curso de Pedagogia

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DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8925

Palavras-chave:

Diretrizes, Curso de pedagogia, Formação de professores

Resumo

Este artigo analisa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica – Resolução CNE/CP No 02/2019 e as implicações para o curso de Pedagogia. Retoma os princípios e as concepções construídas pelo movimento dos educadores e que condicionaram a organização desse curso. Problematiza as tensões e as perspectivas para o curso de Pedagogia com base no contexto histórico, político e social no qual são forjadas as novas diretrizes. Adota a análise crítico-dialética e destaca dois aspectos que se articulam na materialidade do processo formativo: o teórico-científico e o prático organizacional. O primeiro corresponde aos princípios, às concepções e aos fundamentos da teoria educacional. O segundo vincula-se ao conjunto de componentes curriculares dos cursos de licenciatura. Especificamente para o curso de Pedagogia, o indicativo é redefinir a organização curricular propondo cursos específicos conforme a etapa da educação básica. A ênfase recai sobre os conteúdos específicos das áreas do ensino e suas respectivas metodologias em sintonia com a BNCC da Educação Básica. Destaca o esvaziamento dos fundamentos da educação e a dissociabilidade na relação entre teoria e prática, questões essenciais para a constituição da formação e do trabalho docente. As DCN desconsideram o acúmulo de pesquisas relativas ao curso de Pedagogia, bem como as críticas, tensões e proposições históricas sobre a especificidade desse curso. Os resultados apontam a retomada do projeto hegemônico em um cenário de adversidade e conservadorismo, o que requer um grande desafio e resistência das instituições formadoras.

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Biografia do Autor

Ângela Maria Silveira Portelinha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Brasil

Pós-doutoranda em Educação pela Unicamp. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão-PR. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do grupo de pesquisa “Educação Superior, Formação e Trabalho Docente” (Gesfort).

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

PORTELINHA, Ângela M. S. As DCN/2019 para a formação de professores: tensões e perspectivas para o curso de Pedagogia . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 216-236, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.8925. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8925. Acesso em: 21 dez. 2024.