O Pibid e o desenvolvimento profissional do formador de professores de química
Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional, Formador de professores de Química, PibidResumo
Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa realizada com professores formadores de cursos de licenciatura em Química que coordenam ou coordenaram projetos Pibid no estado da Bahia. Seu objetivo principal foi verificar como o projeto em questão tem possibilitado o desenvolvimento profissional destes formadores. Para tal, obteve-se o depoimento de oito professores de diferentes universidades com base em um questionário construído com algumas questões abertas e relacionadas com o objetivo da pesquisa. A análise seguiu uma abordagem qualitativa dos dados, a qual, por meio do contraste e da comparação entre os dados e em diálogo com a literatura encontrada sobre a temática da formação do professor do ensino superior, possibilitou a obtenção das categorias de sentido e significado que ajudaram a responder nossa pergunta de pesquisa. Os resultados encontrados destacam a importância dos grupos de pesquisa sobre o ensino de Química como instâncias que favorecem o desenvolvimento profissional dos formadores e também das próprias instituições onde atuam por meio do Pibid. Os depoimentos também sinalizam posturas políticas dos formadores em relação à posição da licenciatura na hierarquia dos cursos de graduação das Faculdades e Institutos de Química. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para a reflexão sobre o fortalecimento da institucionalização do Pibid nas universidades brasileiras.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.