Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010

Palavras-chave:

Conhecimento científico, Metodologia científica, Pesquisa científica, Relato de experiência, Produção do conhecimento

Resumo

O presente trabalho aborda os pressupostos para o conhecimento científico, cuja modalidade a ser tematizada é o relato de experiência (RE). Este tipo de texto trata de uma vivência que tem relevância para o meio acadêmico ao compreender fenômenos de possibilidades interventivas da área e auxiliar na formação acadêmica, e também na profissional. O objetivo deste artigo é discutir os pressupostos teóricos e estruturantes para elaboração de manuscritos da modalidade RE como construção de conhecimento. Trata-se de estudo no formato de ensaio acadêmico-científico. O roteiro tem como propósito auxiliar na edificação e organização de estudos desta modalidade, que destaca o uso do embasamento científico e reflexão crítica. O mesmo é composto por quatro tipos de descrição: informativa, referenciada, dialogada e crítica; cada qual com seus elementos e respectiva pergunta facilitadora para a descrição da informação. A proposta apresentada tem a possibilidade de ampliar a compreensão do RE, uma vez que há poucas referências que abordam sobre os elementos para a sua construção; bem como melhorar a produção científica, que por sua vez contribui para o progresso do conhecimento. Enfim, a sistematização dos estudos de RE pode implicar na melhoria das ações profissionais e campo das ciências.

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Biografia do Autor

Ricardo Fraklin de Freitas Mussi, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catariana; Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia; Líder do Núcleo Internacional de Estudos em Direitos Humanos, Educação, Cultura e Saúde

Fabio Fernandes Flores, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Mestrando em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia; Participante do Núcleo Internacional de Estudos em Direitos Humanos, Educação, Cultura e Saúde.

Cláudio Bispo de Almeida, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia; Participante do Núcleo Internacional de Estudos em Direitos Humanos, Educação, Cultura e Saúde.

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F. .; ALMEIDA, C. B. de . Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 1-18, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 18 set. 2021.