Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010Palavras-chave:
Conhecimento científico, Metodologia científica, Pesquisa científica, Relato de experiência, Produção do conhecimentoResumo
O presente trabalho aborda os pressupostos para o conhecimento científico, cuja modalidade a ser tematizada é o relato de experiência (RE). Este tipo de texto trata de uma vivência que tem relevância para o meio acadêmico ao compreender fenômenos de possibilidades interventivas da área e auxiliar na formação acadêmica, e também na profissional. O objetivo deste artigo é discutir os pressupostos teóricos e estruturantes para elaboração de manuscritos da modalidade RE como construção de conhecimento. Trata-se de estudo no formato de ensaio acadêmico-científico. O roteiro tem como propósito auxiliar na edificação e organização de estudos desta modalidade, que destaca o uso do embasamento científico e reflexão crítica. O mesmo é composto por quatro tipos de descrição: informativa, referenciada, dialogada e crítica; cada qual com seus elementos e respectiva pergunta facilitadora para a descrição da informação. A proposta apresentada tem a possibilidade de ampliar a compreensão do RE, uma vez que há poucas referências que abordam sobre os elementos para a sua construção; bem como melhorar a produção científica, que por sua vez contribui para o progresso do conhecimento. Enfim, a sistematização dos estudos de RE pode implicar na melhoria das ações profissionais e campo das ciências.
Downloads
Metrics
Referências
ABREU, S. M. B. DE; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Aprendizagens didáticas pela alteridade: experiência autoformadora na supervisão no PIBID Educação Física do IFCE. Cenas Educacionais, Caetité, v. 4, p. e10655, 2021. Disponível em: <https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10655>. Acesso em: 28 mar. 2021
ALMEIDA, C. B. de. Projeto de extensão universitária em taekwondo: um relato de experiência (2005-2015). 1. ed. Fortaleza: RDS, 2016.
ADAMS, F. P. Desenvolvimento do problema e utilização da literatura. In: THOMAS, J.R.; NELSON, J.K.; SILVERMAN, S.J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5ªed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
ANGELO, F. F. et al. Divulgação Científica. Analecta, v. 6, p. 1, 2020. Disponível em: <https://seer.cesjf.br/index.php/ANL/article/view/2738/1818>. Acesso em 01 de jul. 2021.
BRETON, H.; ALVES, C. A. A narração da experiência vivida face ao “problema difícil” da experiência: entre memória passiva e historicidade. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.17, n. 44, p. 1-14, jan./mar., 2021. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8013/5526>. Acesso em: 01 jul. 2021.
BUENO, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, [S.l.], v. 15, n. 1esp, p. 1-12, dez. 2010. Disponível em: <https://brapci.inf.br/index.php/res/download/44839>. Acesso em: 05 de jun. 2021.
CÁCERES, A. M.; GÂNDARA, J. P.; PUGLISI, M. L. Redação científica e a qualidade dos artigos: em busca de maior impacto. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia São Paulo, v. 23, n. 4, p. 401-406, 2011. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S2179-64912011000400019>. Acesso em: 28 mar. 2021.
CAPOZZOLO, A. A. et al. Experience, knowledge production and health education. Interface (Botucatu), v.17, n.45, p.357-70, abr./jun. 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/icse/a/xcCQjhYkr8NZZLPXYrf9mpg/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 10 de jun. 2021.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática. 2014.
CIARALLO, G. Caminhos da produção do saber acadêmico-científico: características, planejamento e estruturação do trabalho acadêmico. Brasília: UniCEUB, 2019. Disponível em: <https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/prefix/13676/1/EBOOK%20CAMINHOS%20DA%20PRODUCAO%20DO%20SABER%20ACADEMICO-CIENTIFICO.pdf>.
CÓRDULA, E. B. L.; NASCIMENTO, G. C. C. A produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e cientíco. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 18, p. 1-10, 2018. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/12/a-produo-do-conhecimento-na-construo-do-saber-sociocultural-e-cientfico>. Acesso em: 28 mar. 2021.
CRUZ, Roberto Moraes et al. Redação científica de artigos: problemas comuns. Revista Psicologia Organização e Trabalho, Brasília, v. 20, n. 3, p. 1-2, 2020. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572020000300001&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28 mar. 2021.
DALTRO, M. R; FARIA, A. A de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v19n1/v19n1a13.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2021.
DIAS, A. M. I.; THERRIEN, J.; FARIAS, I. M. S. de. As áreas da educação e de ensino na Capes: Identidade, tensões e diálogos. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 10, n. 1, p. 34-57, 2017. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6974/4395>. Acesso em: 28 mar. 2021.
FLORES, F. F. et al. A Educação Física do CAPS: experiências do estágio em Guanambi – BA. Cenas Educacionais, Caetité, v. 2, n. 1, p. 169-185, 2019. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/6308>. Acesso em: 28 mar. 2021.
FRANCISCO, F. B.; FIGUEIREDO, J. de P.; DUEK, V. P. práticas corporais de aventura nas dimensões do conteúdo: experiência na educação física infantil Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37, p. 508-524, Edição Especial, 2020. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4755/4717> Acesso em: 28 mar. 2021
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a prática educativa. Sabotagem, 2006. Arquivo PDF. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_da_autonomia_-_paulofreire.pdf>. Acesso em: 13 out. 2019.
GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GRAZIOSI, M. E. S; LIEBANO, R. E; NAHAS, F. X. Elaboração da pergunta norteadora de pesquisa. Módulo científico da especialização em Saúde da Família modalidade a Distância – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo: UNIFESP, 2011. Disponível em: <https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_cientifico/Unidade_12.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2021.
HENDGES, A. P. Estágio não formal: vivenciando experiências com a Educação Especial. Revista Insignare Scientia - RIS, Chapecó, v. 2, n. 3, p. 21-30, 2019. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11177>. Acesso em: 12 abr. 2021.
KASTRUP, V. A cognição contemporânea e a aprendizagem inventiva. In: KASTRUP, V.; TEDESCO, S.; PASSOS, E. (Orgs.). Políticas da cognição Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 93-112.
LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. DA. Contribuições ao debate sobre a pesquisa do professor da educação básica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 2, n. 3, p. 86-107, 18 dez. 2010. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/20/18>. Acesso em 01 de jul. 2021.
MACHADO, L. Relato de experiência do intercâmbio realizado pelo programa Bramex. Revista ComCiência, Guanambi, v. 5, n. 7, p. 86-93, 2020. Disponível em: <http://www.revistacomciencia.com/arquivos/67.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2021.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
MARION, J. C.; DIAS, R.; TRALDI, M. C. Monografia para os cursos de Administração, Contabilidade e Economia. São Paulo: Atlas, 2002.
MENEZES, E. Método e limites da razão em Kant: enfoques preliminares. Cenas Educacionais, v. 4, p. e11425, 29 maio 2021. Disponível em: <https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/11425/7918>. Acesso em: 16 de jun. 2021.
MUSSI, R. F. de F. et al. Inquérito de Saúde em População Quilombola Baiana: relato de uma experiência em pesquisa epidemiológica. Revista Saúde e Pesquisa, Maringá, v. 13, n. 3, p. 675-685, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/7525>. Acesso em: 28 mar. 2021.
OLIVA, A. C. S. de; RODRIGUES, V. D. S. Estágio curricular supervisionado: percepções sobre a etapa de caracterização da escola. Revista Ciranda, Montes Claros, v. 4, n. 2, p. 58-69, 2020. Disponível em: <https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/3242/3233>. Acesso em: 28 mar. 2021.
OLIVEIRA JUNIOR, O. N. A técnica da escrita científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 2201--2202, 2015. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/rbef/v37n2/0102-4744-rbef-37-02-2201.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2021.
OSSEGE, C. L. et al. Atuação do profissional de saúde residente no enfrentamento da covid-19: um relato de experiência da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Cenas Educacionais, Caetité, v. 3, p. e8489. Disponível em: <https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/8489>. Acesso em: 28 mar. 2021.
PAIVA, P. W. S. C; MATOS, M. B. Relato de experiência como docente na Escola Estadual Indígena Riachuelo. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 31, p. 471-492, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4683> Acesso em: 28 mar. 2021.
PEREIRA, M. G. Preparo para a redação do artigo científico. Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 21, n. 3, p. 515-516, 2012a. Disponível em: < http://scielo.iec.gov.br/pdf/ess/v21n3/v21n3a17.pdf > Acesso em: 28 mar. 2021.
PEREIRA, M. G. A introdução de um artigo científico. Epidemiologia e Serviços em Saúde, Brasília, v. 21, n. 4, p. 675-676, dez. 2012b. Disponível em <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742012000400017&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28 mar. 2021.
PEREIRA, M. G. A seção de método de um artigo científico. Epidemiologia e Serviços em Saúde, Brasília, v. 22, n. 1, p. 183-184, 2013a. Disponível em <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742013000100020&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28 mar. 2021.
PEREIRA, M. G. A seção de discussão de um artigo científico. Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 22, n. 3, p. 537-538, 2013b. Disponível em <http://scielo.iec.gov.br/pdf/ess/v22n3/v22n3a20.pdf >. Acesso em: 28 mar. 2021.
PEREIRA, M. G. Redação de artigo científico. Editorial. CBM. Cadernos brasileiros de medicina (IMPRESSO), v. 1, p. 6-6, 2018.
SANTOS, M. R. DOS; FLORES, F. F.; PEREIRA, T. D. Relato de experiência sobre aspectos do ensino da natação na primeira infância. Cenas Educacionais, Caetité, v. 4, p. e10885, 2021. Disponível em: <https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10885> Acesso em: 28 mar. 2021.
SILVA, AL; GOMES, AM. Avaliação educacional: concepções e embates teóricos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 71, p. 350-384, maio/ago. 2018. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/5048/3636>. Acesso em
SILVA, E. Q.; LIONÇO, T. Cuidados éticos na pesquisa social: entre norma e reflexões críticas. Amazônica – Revista de Antrologia, Belém, v. 10, n. 2, p. 588-609, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/article/view/6519> Acesso em: 28 mar. 2021.
SOARES, M. do C. S. Reflexões e orientações sobre a produção de textos científicos. Revista Univap, São José dos Campos, v. 17, n. 30, p. 81-99, 2011. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/279273/mod_resource/content/1/REDACAO_TEXTOCIENTIFICO.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2021.
SOARES, S. V.; PICOLLI, I. R. A.; CASAGRANDE, J. L. Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Bibliométrica, Artigo de Revisão e Ensaio Teórico em Administração e Contabilidade. Administração: Ensino e Pesquisa, v.19, n.2, p.1-19,2018. Disponível em: <https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/970/pdf_1>. Acesso em: 01 de jun. 2021.
SOUSA, D. A. de; BARROSO, M. L. A formação inicial docente em Educação Física a partir do Programa Residência Pedagógica: um relato de experiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-15, 2019. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3570>. Acesso em: 28 mar. 2021.
STOCKMANNS, J. I. et al. Escrita/reescrita acadêmico-científica no ensino superior: um processo em construção permanente. Revista Mundi Sociais e Humanidades, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 40-57, 2018. Disponível em: <http://periodicos.ifpr.edu.br/index.php?journal=MundiSH&page=article&op=view&path%5B%5D=657>. Acesso em: 28 mar. 2021.
THURBER, J. Outros métodos de pesquisa descritiva. In: THOMAS, J.R.; NELSON, J.K.; SILVERMAN, S.J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5ªed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
VIAN JR., O.; MENDES, W. V. O sistema de conjunção em textos acadêmicos: os mecanismos de sequenciamento e de explicação. Letras, v. 50, p. 163-186, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/20209. Acesso em: 01 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.