O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9032

Palavras-chave:

Epistemologia, Programas de Pós-Graduação em Educação, Educação Física

Resumo

O objetivo deste artigo foi mapear e analisar como a produção do conhecimento sobre epistemologia da Educação Física se apresenta nas Teses e Dissertações produzidas no interim de 2001 à 2020 no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Para tal, foi realizado um estudo do Estado da Arte no portal do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Feito isso, foi possível identificar, a partir dos critérios de inclusão e exclusão, 52 trabalhos: sendo 34 Dissertações de mestrado e 18 Teses de doutorado. A análise destes trabalhos oportunizou concluir que: 1) há uma concentração de trabalhos sobre epistemologia da Educação Física que se reúnem em três Programas de Pós-Graduação em Educação; 2) há predominância de trabalhos que procuram discutir temas que permeiam a produção do conhecimento no âmbito da Educação Física e, 3) notou-se um alto número de referências de autores que dialogam interdisciplinarmente com os campos da Educação Física e da pedagogia.

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Biografia do Autor

Silas Alberto Garcia, Universidade Federal de Goiás – Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Goiás (UFG); Grupo de estudo e pesquisa GEPELC- UFG. 

Gabriel Carvalho Bungenstab, Universidade Estadual de Goiás – Brasil

Doutor em Sociologia, Universidade Federal de Goiás (UFG); Professor da Universidade Estadual de Goiás - Campus Eseffego (UEG-Eseffego) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás (PPGEF-UFG); Grupo de estudo e pesquisa GEPELC- UFG. 

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Publicado

2021-09-14

Como Citar

GARCIA, S. A.; BUNGENSTAB, G. C. O debate epistemológico da Educação Física nos programas de pós-graduação em educação no Brasil. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 416-433, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9032. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9032. Acesso em: 16 abr. 2024.