Determinantes da aderência e permanência de praticantes de exercício físico
Palavras-chave:
Aderência, Permanência, Atividade FísicaResumo
A prática de atividade física é primordial para inúmeros benefícios aos indivíduos, contudo o que se observa é que, embora os indivíduos considerem muito importante a adesão à prática de atividade física, nem todos permanecem nela. O objetivo deste estudo foi identificar os determinantes da aderência e da permanência no programa COAFIS (Centro de Orientação em Aptidão Física e Saúde). Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, composta por 35 indivíduos de ambos os sexos, moradores da cidade de Guanambi-BA, que foram divididos em dois grupos. O grupo G1- composto por 15 alunos do COAFIS (média de 39,07 anos) responderam ao questionário “Inventário de Motivação à prática Regular de Atividade Física” (IMPRAF-126), vindo a resposta de que 73,3% dos alunos estão classificados como “muito motivados” e 26,7% dos alunos “pouco motivados” para a prática; as dimensões de maior motivação foram: saúde, prazer e controle de estresse. O grupo G2- composto por 20 ex-alunos do programa (média de 28,3 anos) responderam ao questionário com 13 questões fechadas relacionado aos fatores de adesão e permanência e mais uma pergunta aberta: “Por que você desistiu do programa do COAFIS?”. Concluiu-se que a “delimitação de tempo em que o programa funciona” seja o principal motivo de desistência, seguido das “paralisações das atividades (férias e greves)” e “falta de companhia”. Verificou-se que o grau de importância dos motivos de adesão acaba sendo maior quando esses motivos são comparados com o de permanência; e as principais barreiras que dificultam esta permanência são os mesmos motivos de desistência.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.