Determinantes da aderência e permanência de praticantes de exercício físico

Autores

  • Berta Leni Costa Cardoso
  • Alisson Bruno de Matos Leal
  • Welton Cardoso Júnior

Palavras-chave:

Aderência, Permanência, Atividade Física

Resumo

A prática de atividade física é primordial para inúmeros benefícios aos indivíduos, contudo o que se observa é que, embora os indivíduos considerem muito importante a adesão à prática de atividade física, nem todos permanecem nela. O objetivo deste estudo foi identificar os determinantes da aderência e da permanência no programa COAFIS (Centro de Orientação em Aptidão Física e Saúde). Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, composta por 35 indivíduos de ambos os sexos, moradores da cidade de Guanambi-BA, que foram divididos em dois grupos. O grupo G1- composto por 15 alunos do COAFIS (média de 39,07 anos) responderam ao questionário “Inventário de Motivação à prática Regular de Atividade Física” (IMPRAF-126), vindo a resposta de que 73,3% dos alunos estão classificados como “muito motivados” e 26,7% dos alunos “pouco motivados” para a prática; as dimensões de maior motivação foram: saúde, prazer e controle de estresse. O grupo G2- composto por 20 ex-alunos do programa (média de 28,3 anos) responderam ao questionário com 13 questões fechadas relacionado aos fatores de adesão e permanência e mais uma pergunta aberta: “Por que você desistiu do programa do COAFIS?”. Concluiu-se que a “delimitação de tempo em que o programa funciona” seja o principal motivo de desistência, seguido das “paralisações das atividades (férias e greves)” e “falta de companhia”. Verificou-se que o grau de importância dos motivos de adesão acaba sendo maior quando esses motivos são comparados com o de permanência; e as principais barreiras que dificultam esta permanência são os mesmos motivos de desistência.

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Publicado

2016-07-19

Como Citar

COSTA CARDOSO, B. L.; DE MATOS LEAL, A. B.; JÚNIOR, W. C. Determinantes da aderência e permanência de praticantes de exercício físico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 23, p. 107-132, 2016. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/908. Acesso em: 29 fev. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático