Construção de práticas pedagógicas na educação básica em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9099

Palavras-chave:

Formação de professores, Pandemia Covid-19, Prática docente

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório uma vez que busca maior familiaridade com a problemática investigada: compreender o processo de construção práticas docentes na educação infantil e nos anos iniciais – ensino fundamental para o ensino remoto, decorrente da pandemia da Covid-19, vivido por sete professoras experientes que atuam como mentoras e as características dessas práticas. A partir da perspectiva de análise de prosa buscando investigar o significado dos dados, analisaram-se prioritariamente tarefas produzidas pelas professoras-mentoras e solicitadas pelo grupo de pesquisa no âmbito da mentoria em 2020. Foram levadas em conta, de modo complementar, as conversas das reuniões com a equipe de formação/pesquisa e mensagens trocadas, via WhatsApp, entre as professoras e a equipe. A análise processual dos dados possibilitou identificar/compreender: i. um novo sentido da prática docente, ii. algumas características das condições de trabalho dessas professoras e iii. as práticas de ensino construídas para o ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal de São Carlos – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação; Grupo de Pesquisa Estudos sobre a docência: teorias e práticas. Correio eletrônico: anapaula@ufscar.br

 

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali

Doutora em Psicologia, Universidade de São Paulo (SUP); Universidade Federal de São Carlos – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação; Grupo de Pesquisa Formação básica e continuada de professores; Bolsista de Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Correio eletrônico: alinerali@gmail.com

 

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Texto, contexto e significado: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, [S.l.], v.45, p.66-71, maio, 1983.

ROCHA, Eloisa Acieres Candal; BUSS-SIMAO, Marcia. Infância, Experiência e Educação: apontamentos a partir de reflexões sobre a pequena infância. Childhood & Philosophy, v. 14, n.29 p. 27-42, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30577>. Acesso em: 23 fev. 2019.

CASTRO, Mayara Alves de; VASCONCELOS, José Gerardo; ALVES, Maria Marly. Estamos em casa!: Narrativas do cotidiano remoto da educação infantil em tempo de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–17, 2020. Disponível em: <10.47149/pemo. v2i1.3716>. Acesso em: 09 jul. 2021.

CARRILLO, Carmen; FLORES, Maria Assunção. COVID-19, and teacher education: a literature review of online teaching and learning practices, European Journal of Teacher Education, v. 43, n. 4, p. 466-487, 2020. Disponível em <10.1080/02619768.2020.1821184>. Acesso: 04 jan. 2021.

FLORES, Maria Assunção; GAGO, Marília. Teacher education in times of COVID-19 pandemic in Portugal: national, institutional and pedagogical responses, Journal of Education for Teaching, v. 46, n. 4, 2020. p. 507-516. Disponível em: <10.1080/02607476.2020.1799709>. Acesso: 04 jan. 2021.

GATTI, Bernadete Angelina, BARRETO, Elba Siqueira de Sá, ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de, ALMEIDA Patrícia Cristina Albieri de Almeida. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 7‑22, dez., 2009. Disponível em: <http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/130>. Acesso em: 10 nov. 2011.

MATOS, São Pedro Barreto Matos, HIGUCHI, Patricia Caroline Fiorante; OLIVEIRA, Suzana Maria de Andrade. Desafios da Educação Infantil acerca do ensino remoto. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 1-17, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-345>. Acesso em: 09 jul. 2021

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoleti; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Aprender a Ser Mentora: um estudo sobre reflexões de professoras experientes e seu desenvolvimento profissional. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 113-133, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/mizukami-reali.pdf>. Acesso em: 10 maio 2019.

MOREIRA, José Antônio; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, maio, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438>. Acesso: 04 jan. 2021.

PÉREZ-GÓMEZ, Ángel Ignácio. Ser docente en tiempos de incertidumbre y perplejidad. Márgenes, Revista de Educación de la Universidad de Málaga, v. 0, n. 0, 2019, p 3-17. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.24310/mgnmar.v0i0.6497>. Acesso: 05 julho 2020.

PRÍNCIPE, Lisandra; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Condições de trabalho na fase de indução profissional dos professores. Currículo sem fronteiras, v.19, n.1, p. 60-80, jan/abr.2019. Disponível em: <https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/princepe-andre.pdf>. Acesso em: 10 maio 2019.

ROCHA, Eloisa Acieres Candal. A pedagogia e a educação infantil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 16, p. 27-34, abr. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&

pid=S1413-24782001000100004&lng=en&nrm=isso>. Acesso em: 12 mar. 2018.

ROLDÃO, Maria do Céu. Formação de professores e desenvolvimento profissional. Rev. educ. PUCCamp., Campinas, 22(2):191-202, maio/ago., 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3638>. Acesso em: 12 maio 2018.

RODGERS, Carol; SCOTT, Katharine. The development of the personal self and professional identity in learning to teach. In: COCHRAN-SMITH, Marilyn; FEIMAN-NEMSER, Sharon; MCINTYRE, Jonh; DEMRS, Kelly. (Eds.), Handbook of research on teacher education. New York: Macmillan, 2008, p. 732–755.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. In: SHULMAN, Lee; WILSON Suzanne. (Ed.). The wisdom of practice: essays on teaching, learning, and learning to teach. 1. ed. United States of America: Jossey-Bass, 2004. p. 189-215.

VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar. As quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.

Downloads

Publicado

2022-02-10

Como Citar

SOUZA, A. P. G. de; REALI, A. M. de M. R. Construção de práticas pedagógicas na educação básica em tempos de pandemia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e9099, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.9099. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9099. Acesso em: 19 abr. 2024.