Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada

Autores

  • Marli Pardo Legemann Oliveira
  • Suzana Schwartz

Palavras-chave:

Alfabetização, Formação de professores, Processos de ensino e de aprendizagem

Resumo

A formação continuada das professoras alfabetizadoras na educação de jovens e adultos enfocando a prática do docente dessa modalidade de ensino foi o tema que norteou esse projeto de intervenção elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação. A intervenção se justificou devido aos elevados índices de não aprendizagem, reprovação e evasão nas turmas de alfabetização no contexto em que foi desenvolvido o projeto. O objetivo geral foi o de construir coletivamente um espaço de formação continuada com as professoras alfabetizadoras da EJA, para que nele fossem socializadas, analisadas e compreendidas as práticas alfabetizadoras, na busca de um referencial metodológico para ensinar a ler e a escrever todos os alunos. A constituição desse grupo de estudos contribuiu para mudanças na abordagem pedagógica utilizada nas salas de aula; o espaço de interlocução foi constituído, dele emergiu um planejamento flexível abrangendo estratégias para oportunizar que os alunos pensem sobre a leitura e a escrita, elaborando e testando hipóteses com base em seu conhecimento prévio. Na continuidade, pretendemos acompanhar as ações propostas no planejamento, analisando criticamente as estratégias didáticas desenvolvidas, articuladas com o acompanhamento das aprendizagens dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2015-09-07

Como Citar

LEGEMANN OLIVEIRA, M. P.; SCHWARTZ, S. Formação continuada com professoras alfabetizadoras de jovens e adultos: uma experiência para ser compartilhada. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 23, p. 199-222, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/912. Acesso em: 20 abr. 2024.