Educação remota e pandemia em close-up
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9121Palavras-chave:
Produção de subjetividade; Formação inventiva de professores; HeterotopiaResumo
Este é um artigo tecido à seis mãos, por meio do encontro e conversas entre três professoras da rede pública de ensino, duas da escola básica e uma da universidade. Esta tessitura conceitua um encontro como aquilo que ativa um campo problemático, princípio de uma formação inventiva de professores. Colocamos em análise e em intervenção uma educação remota, convocada pelos cenários pandêmicos do presente, e o seu plano close-up, que elimina o corpo em sua totalidade como enunciador. No enquadre de uma tela - de computador e/ou celular – a educação vira foco evidenciando um processo de exclusão em massa, tanto do corpo, como de um quantitativo de estudantes e de professores que não possuem acesso ao mundo remoto. Para tanto, o trabalho se divide em três cenas em close-up, a saber: Cena 1: Pandemia e pandemônio: vai passar!(?); Cena 2: espaços outros e as heterotopias: em uma ofegante epidemia, um pouco de ar para não sufocar; Cena 3/Epílogo: brechas de uma formação inventiva de professores: a evolução da liberdade. A aposta conceitual e metodológica proposta apresenta tomadas que compõem as cenas e funcionam como propagadores da dimensão crítica e de resistência para afirmar modos autogestionários e inventivos de formar que ligam conhecer e viver à um ethos – uma política para a produção de vidas livres, raridades em tempos de educação e controle remotos.
Downloads
Metrics
Referências
DELEUZE, G. A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1990.
DELEUZE, Gilles. L'abécédaire Gilles Deleuze. Paris: Éditions Montparnasse, 1997. Videocassete. Sublinhado em português pelo MEC, TV Escola. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B347KgD-3KhNcGdBemhqS3N0b1U/view
DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. Ed. 34: Rio de Janeiro. 1992.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Ano zero–rostidade. Mil platôs Capitalismo e Esquizofrenia, v. 3. Rio de Janeiro: editora 34, 1996.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 2004.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Ed. Escuta, 1998.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Deslocamentos na formação de professores: aprendizagem de adultos, experiência e políticas cognitivas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Formação inventiva de professores. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Pesquisa-Intervenção e formação inventiva de professores. Revista Polis e Psique. Vol 5, págs (193-209), 2015. Disponível em: file:///C:/Users/lsecr/Downloads/53949-238491-1-PB%20(1).pdf Acesso em: 6/7/2021.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. formação inventiva de professores por entre tessituras ética, estética e política de escritas acadêmicas. In: Revista Childhood&Philosophy. Rio de Janeiro: UERJ, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/44236/31759
DIAS, Rosimeri de Oliveira; RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. Escritas de si: escutas, cartas e formação inventiva de professores entre universidade e escola básica. Rio de Janeiro: Lamparina/FAPERJ, 2019.
DIAS, Rosimeri de Oliveira; RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. Deslocamentos, invenção e formação outra - em companhia de Foucault. In: Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul: UNISC, v. 28, número 3, 2020, p. 166-180. Disponível em file:///C:/Users/rosim/Downloads/14278-66032-3-PB.pdf Acesso em: 23 jun 2021. Acesso em: 01 jul 2021.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. 7ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1994.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Veja, 2002, p. 129-160.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013.
FOUCAULT, Michel. Do governo dos vivos. São Paulo: Martins Fontes, 2014
KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v.6, n. 1, p. 17-27, jan./jun, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/NTNFsBzXts5GHp4Zk8sBbyF/?lang=pt Acesso 01 jul 2021.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2007.
SECRON, Liliana. Salas de leitura e suas heterotopias como dispositivo para uma formação inventiva de professores. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FFP-UERJ, Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1aVw5pr6cehjYlskyXhb9lUEL-hZpiPZJ/view Acesso em: 1/5/2021.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCOSSIA, Liliana. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
TRINDADE, Rafael. Taz – por que zona?. jun 2020. Disponível em: https://razaoinadequada.com/2018/06/20/taz-por-que-zona/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.