Gestão democrática da escola pública com base no monitoramento do PEE do estado do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9124

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Plano Estadual de Educação, Monitoramento

Resumo

Este artigo analisa os caminhos e descaminhos na garantia da efetivação da gestão democrática da escola pública, tendo como objeto de análise, a meta 20 do Plano Estadual de Educação do Estado do Maranhão – PEE/MA, aprovado pela Lei nº 10.009/14, relacionando-o com o Relatório do 1º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Estadual de Educação 2014-2017. As pesquisas documental e bibliográfica proporcionam a construção de relações entre as leis de fato, instrumentos institucionais e passíveis de problematização, com as produções acadêmicas, fonte de saberes científicos suscetíveis a novos diálogos e contextualizações. Após a análise dos dados, conclui-se que há desarticulações entre o Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024) e o Plano Estadual do Maranhão (2014-2024), considerando que o segundo apresenta a garantia da gestão democrática sobretudo com o processo de eleição de gestores, processo que diante dos dados coletados, contemplou menos da metade da rede estadual de ensino.

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Biografia do Autor

Alexandre Verde, Universidade Federal do Maranhão - Brasil

Mestrando em Educação; Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Programa de Pós-Graduação em Educação; Grupo de pesquisa Gestão, política educacional e formação humana; Bolsista CAPES.

Francisca das Chagas Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão - Brasil

Doutora em Educação; Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação/Mestrado e Doutorado em Educação e do Departamento de Educação II; Universidade Federal do Maranhão – Brasil. Grupo de pesquisa Gestão, política educacional e formação humana.

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Publicado

2021-09-14

Como Citar

VERDE, A.; LIMA, F. das C. S. Gestão democrática da escola pública com base no monitoramento do PEE do estado do Maranhão. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 434-455, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9124. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9124. Acesso em: 22 dez. 2024.