Perfil dos estudantes público-alvo da educação especial na educação superior brasileira antes da lei de reserva de vagas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9175

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Superior, Matrículas, Perfil

Resumo

O objetivo principal da presente pesquisa é mapear e analisar aspectos relativos aos estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE), sobretudo traçando um perfil destes no ano de 2015. Os estudantes PAEE na Educação Superior brasileira representavam, em 2015, 0,47% em comparação as matrículas no geral nos cursos de graduação (INEP, 2015). A pesquisa foi quantitativa, com método descritivo e exploratório. A lei de reserva de vagas alterada em 2016 (Lei nº 13.409) para contemplar as pessoas com deficiência passa a ter um papel fundamental na democratização do ingresso desses estudantes na Educação Superior. Por meio da análise dos dados, foi possível descrever o PAEE na Educação Superior brasileira, entender quantos e quem são, sobretudo no tocante a raça/cor e idade. Com os dados obtidos na análise realizada, foi possível identificar gargalos e propor a construção de políticas públicas mais efetivas e direcionadas a esse público, por vezes alijado da educação.

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Biografia do Autor

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, UFSCar

Doutora em Educação (Unicamp). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, Brasil. Programa de pós-graduação em Educação Especial. Grupo de pesquisa Surdez e Abordagem Bilíngue.

Elisângela Aparecida da Silva Lizzi, UTFPR

Doutora em saúde na comunidade (USP). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio

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Publicado

2022-02-10

Como Citar

ROCHA, L. R. M. da; LACERDA, C. B. F. de; LIZZI, E. A. da S. Perfil dos estudantes público-alvo da educação especial na educação superior brasileira antes da lei de reserva de vagas. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e9175, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.9175. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9175. Acesso em: 23 nov. 2024.

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