Limites da EAD para a materialização do direito à educação: um estudo sobre a evasão
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i24.929Palavras-chave:
Educação a distância, Educação superior, EvasãoResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa que investigou fatores que influenciam a evasão de alunos na educação a distância. A unidade de análise foi o Curso de Licenciatura em Matemática a Distância, ofertado pela UFPel, vinculado à Universidade Aberta do Brasil. Foi realizado um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Para coleta de dados, realizou-se entrevistas semiestruturadas com coordenadores, professores, tutores e alunos evadidos, além de análise documental. Os achados foram analisados em três momentos interligados, que envolveram: 1) desmontagem dos textos em unidades de significado; 2) estabelecimento de relações entre essas unidades, para promover a sua categorização; e 3) emergência de um entendimento renovado do todo. Os resultados indicam que a evasão está ligada ao desconhecimento sobre a Educação a Distância, a não adequação à sua metodologia de ensino e a não consideração da importância da dedicação aos estudos. Outros fatores que levaram à evasão foram: demora de feedback por parte dos tutores; frustração das expectativas com relação ao curso; percepção de ensino com baixa qualidade; e demandas simultâneas ao curso, relativas ao trabalho e à família.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.