Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade

Autores

  • Marinalva Batista dos Santos Neves
  • Nívea Maria Fraga Rocha

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i24.937

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Tecnologias

Resumo

Um desafio na formação de professores na pós-modernidade é incluir as Tecnologias de Comunicação e Informação como elemento proponente de modificações em várias dimensões no binômio ensino-aprendizagem. Este artigo tem como objetivo geral: discutir o perfil da formação dos docentes do Ensino básico, através do uso das TICs na pós modernidade. Como objetivos específicos, pretendem-se: situar a educação na pós modernidade buscando estabelecer os desafios da sociedade informacional e contextualizar a educação na perspectiva da educação transdisciplinar, discriminando seus princípios na formação de professores. A opção metodológica foi a da pesquisa bibliográfica. Constatamos que a pós-modernidade trouxe novos desafios à sociedade informacional, através das mudanças de paradigmas que precisam ser incorporadas à educação como forma de responder as demandas da pós-globalização. Concluímos que é preciso proporcionar uma formação pedagógica aos docentes que os empodere culminando, assim, numa ação educativa, aos estudantes, promotora do acesso ao conhecimento através das TIC.

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Publicado

2015-09-29

Como Citar

DOS SANTOS NEVES, M. B.; FRAGA ROCHA, N. M. Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade. Práxis Educacional, [S. l.], v. 13, n. 24, p. 184-201, 2015. DOI: 10.22481/praxis.v13i24.937. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/937. Acesso em: 27 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos