Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade

Autores

  • Marinalva Batista dos Santos Neves
  • Nívea Maria Fraga Rocha

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i24.937

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Tecnologias

Resumo

Um desafio na formação de professores na pós-modernidade é incluir as Tecnologias de Comunicação e Informação como elemento proponente de modificações em várias dimensões no binômio ensino-aprendizagem. Este artigo tem como objetivo geral: discutir o perfil da formação dos docentes do Ensino básico, através do uso das TICs na pós modernidade. Como objetivos específicos, pretendem-se: situar a educação na pós modernidade buscando estabelecer os desafios da sociedade informacional e contextualizar a educação na perspectiva da educação transdisciplinar, discriminando seus princípios na formação de professores. A opção metodológica foi a da pesquisa bibliográfica. Constatamos que a pós-modernidade trouxe novos desafios à sociedade informacional, através das mudanças de paradigmas que precisam ser incorporadas à educação como forma de responder as demandas da pós-globalização. Concluímos que é preciso proporcionar uma formação pedagógica aos docentes que os empodere culminando, assim, numa ação educativa, aos estudantes, promotora do acesso ao conhecimento através das TIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2015-09-29

Como Citar

DOS SANTOS NEVES, M. B.; FRAGA ROCHA, N. M. Tecnologia da informação e da comunicação na formação de professores: os desafios da pós modernidade. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 24, p. 184-201, 2015. DOI: 10.22481/praxis.v13i24.937. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/937. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos