Aprendizagens colhidas na perspectiva freiriana: entre saberes e diálogos da prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9425

Palavras-chave:

Perspectiva freiriana, Globalização, Práticas docentes

Resumo

Este artigo parte das diferentes possibilidades de uma educação que transforme para além do capital, uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola, que busca dar um significado para a práxis transformadora, apontando realizações, possibilidades, dificuldades e diálogos estabelecidos, mostrando que os saberes do professor não se materializam em um objeto físico, mas na humanização. Dessa forma, objetivamos revelar os problemas sociais que envolve a contemporaneidade, que afeta diretamente e meio educacional, por ser este espaço de visibilidade, onde são incutidas a política, economia, o capitalismo e as relações de poder. Assim, proporcionar diálogos reflexivos e provocativos para debatermos sobre o tema capitalismo e globalização com autores renomados. O processo metodológico perpassa por leituras críticas e reflexivas sobre a concepção freiriana de práxis libertadora e formação. Além de levar os leitores a pensar na construção de um outro mundo, mediante uma globalização com menor índice de perversidade, mais humana, mais solidária.

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Biografia do Autor

Maria das Graças Porto Pires, Universidade Federal da Bahia – Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos – GPEP (UESB) e do Grupo de Pesquisa Educação Didática e Ludicidade - GEPEL (UFBA).

Mara A. Alves da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB; Membro dos seguintes grupos de pesquisa: DOCFORM- Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação/UFRB e PƎQUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química do CFP/UFRB.

Lucimar Gracia Ferreira, Universidade Federal da Bahia – Brasil

Doutoranda em Educação – Universidade Federal da Bahia – UFBA, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos – GPEP (UESB) e do Grupo de Pesquisa Educação Didática e Ludicidade - GEPEL (UFBA).

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

PIRES, M. das G. P.; SILVA, M. A. A. da; FERREIRA, L. G. Aprendizagens colhidas na perspectiva freiriana: entre saberes e diálogos da prática pedagógica . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 47, p. 144-157, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i47.9425. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9425. Acesso em: 19 abr. 2024.