Formação continuada de professores/as da educação infantil num contexto pandêmico: reflexões freirianas
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9426Palavras-chave:
Formação Docente, Educação Infantil, Contexto Pandêmico, Ensino RemotoResumo
Com a pandemia da Covid-19, a formação docente tem suscitado ampla discussão no meio acadêmico, pois a aprendizagem dos/as estudantes ganha novos contornos diante da alternativa do ensino remoto, o que pode provocar substancial impacto nas dimensões pessoais e profissionais do sujeito em formação. Diante deste contexto, este artigo objetiva analisar, à luz das concepções freirianas, as implicações do contexto pandêmico para um grupo de pós-graduandos/as da Especialização em Educação Infantil, de uma universidade pública baiana. Para tanto, adotamos uma abordagem qualitativa, contamos com 26 participantes. Na produção de dados, utilizamos um questionário com 17 perguntas, sendo 05 fechadas e 12 abertas. Os dados revelam que embora os/as pós-graduandos/as tenham apontado alguns aspectos negativos da pandemia, como aumento de gastos com recursos tecnológicos e internet, sentimento de impotência, insegurança, medo, exaustão; em contrapartida, vislumbraram oportunidades de desenvolver a criatividade, superar desafios, estudar perto da família, aprender e desenvolver novas habilidades. Concluímos que o atual cenário de pandemia no Brasil requer políticas públicas educacionais imediatas para amparar os/as docentes e discentes, assim como, oferecer uma formação docente inicial ou continuada que contemplem as necessidades de aprendizagens da profissão docente em situações de incerteza e mudanças sociais, políticas, econômicas, emocionais, entre outras.
Downloads
Metrics
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à
teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar. Revista Cocar. Edição Especial N.09/2021, p.1-19. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4126. Acesso em 24 de jul de 2021
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 12a ed. 2008.
FREIRE, Paulo; FAUDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta: São Paulo: Paz e Terra, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. Organizadora: Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
_____. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do Oprimido. 10a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
_____. Extensão ou Comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 12a ed. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
_____. Educação como prática da liberdade. 28a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. _____. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 35a ed. São Paulo:
Paz e Terra, 2007.
_____. Educação e Mudança. Tradução de Lilian Lopes Martins. 39a ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
_____. Pedagogia do Oprimido. 69a ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019. _____. Educação e política. Organização Ana Maria de Araújo Freire. 5a ed. Rio de
Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GERBASI, Luciana Barbosa. Impacto do pensamento de Paulo Freire nas Pesquisas de Pós – graduação no Brasil (1987 - 2010). Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Campinas: Campinas/SP, 2013. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250761Acesso em: 14 jul. 2021.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-. Acesso em 24 de maio de 2021
NÓVOA, Antônio. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, volume 7, número 3, agosto de 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/905 Acesso: 16 ago de 2021.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 13, n. 32, p. 1-19. 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14290. Acesso em: 18 de maio de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.