Reflections on the act os reading or archeology of the act of reading in Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9427Keywords:
Language, Word, Paulo FreireAbstract
This study takes as its starting point Paulo Freire's best-known statement: "The reading of the world precedes the reading of the word, hence the subsequent reading of the word cannot do without the continuity of the reading of that one. "In this assertion, what Freire does, as he himself says, is to try to explain the “archaeology of the act of reading”. Following this path drawn more specifically in the book “The importance of the act of reading”, we seek to understand the theoretical foundations underlying this assertion and what happens when this relationship between reading and reality is not considered in practice.
Downloads
References
BERTHOFF, A. Prefácio. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1990.
BRITO, R.H.P; VASCONCELOS, M.L.M.C. Conceitos de Educação em Paulo Freire. Petrópolis, RJ: Vozes: São Paulo, SP: Mack Pesquisa – Fundo Mackenzie de Pesquisa, 2006.
FREIRE, P. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2008. Apêndice: 138,139.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, P.; BETO, Frei. Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. São Paulo, Ática, 1985.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
KLEIMAN, Ângela. Aspectos cognitivos da leitura. Campinas, São Paulo: Editora da
Unicamp, 1995.
MOURA, E. Marques. Leitura em Bakhtin e Paulo Freire: palavras e mundos. 2a edição. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019.
ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED.
SARTRE, J. P. Situations. Librairie Gallimard, Paris, 1959.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.