Alfabetização de jovens, adultos e idosos em diálogo com Paulo Freire: uma experiência em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9431

Palavras-chave:

Alfabetização, Adultos e Idosos, Paulo Freire

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiências na docência no ensino superior, em formato do ensino remoto, com o componente curricular optativo denominado “Diálogos sobre Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos”, através da plataforma Google Meet, cuja proposta se desenhou a partir do pensamento, da vida e das obras de Paulo Freire. Dentre tantas ações relevantes do componente, marcadas por ricas reflexões e problematizações colaborativas, evidenciamos as que consideramos mais significativas para esta experiência. Todos os momentos aqui anunciados foram forjados pela diretriz do diálogo na perspectiva da construção do saber solidário em que o processo ensino-aprendizagem aconteceu de forma concomitante e qualificada. Por fim, destacamos a importância das narrativas dos sujeitos participantes, num movimento voltado para a problematização do vivido e do persistente esforço da realização de uma educação dialógica, humanizadora e libertadora. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eurácia Barreto de Andrade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Brasil

Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atuação no Cento de Formação de Professores (CFP). Pesquisadora e líder do Núcleo Carolina Maria de Jesus: Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora.

Gilsélia Macedo Cardoso Freitas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Brasil

Doutorado pela Universidade del Mar - Udel Mar/ Chile. Professora Adjunta II da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB. Docente do Mestrado Profissional em Educação do Campo e do curso de Licenciatura em Pedagogia. Membro da Pesquisa Nacional e em Rede da Expansão do Ensino Superior no Brasil- Observatório da Educação- CAPES- Rede Universitas. 

Referências

ALMEIDA, Maurício Sudré. Produção construída a partir da entrevista com Edelzenita

Rocha dos Santos, sobre o seu processo de alfabetização. UFRB/CFP, 2021a.

ALMEIDA, Maurício Sudré. Texto final de avaliação do componente. UFRB/CFP, 2021b.

ANTUNES, Angela Biz. Live de Lançamento do Curso EaD Freireana do Instituto Paulo Freire: “Paulo Freire e a Educação Popular”, com o Prof. Carlos Rodrigues Brandão, comparticipações de Paulo Roberto Padilha e Ângela Biz Antunes, realizada em 7 de jun. de 2021.

BEISIEGEL, Celso de Rui. Prefácio. In: Pedagogia do Oprimido. 70. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

BUENO, Flávia Thedim Costa; SOUTO, Ester Paiva; MATTA, Gustavo Corrêa. Notas sobre a Trajetória da Covid-19 no Brasil. In: MATTA, Gustavo Corrêa, et al. – Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vunerabilizadas e respostas à pandemia – Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2021.

FERNANDES, Francisco das Chagas. Apresentação. GADOTTI, Moacir. Alfabetizar e Conscientizar: Paulo Freire, 50 anos de Angicos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Tolerância. São Paulo: Paz e Terra, 2014. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 70. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. São Paulo: Villa das Letras, 2006.

LIMA, Sicleide Cunha. Produção construída a partir da entrevista com Cleonice Lima, sobre o seu processo de alfabetização. UFRB/CFP, 2021.

MATTA, Gustavo Corrêa, et al. A Covid-19 no Brasil e as Várias Faces da Pandemia: apresentação. In: MATTA, Gustavo Corrêa, et al. – Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vunerabilizadas e respostas à pandemia – Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2021.

SANTOS, Adrielly Pereira. Produção construída a partir da entrevista com Dona Lourdes, sobre o seu processo de alfabetização. UFRB/CFP, 2021.

STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Apresentação. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

ANDRADE, M. E. B. de; FREITAS, G. M. C. Alfabetização de jovens, adultos e idosos em diálogo com Paulo Freire: uma experiência em tempos de pandemia . Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 47, p. 1-20, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i47.9431. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9431. Acesso em: 28 out. 2021.