Fenômenos de mudança linguística e ensino: uma abordagem centrada no uso efetivo da língua
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i24.947Palavras-chave:
Ensino, Mudanças, UsoResumo
Este artigo visa apresentar alguns casos de mudança linguística constatados a partir de uma metodologia que contempla usos efetivos da língua portuguesa. São casos que ilustram a chamada gramaticalização, um fenômeno de mudança linguística compreendido como um processo através do qual, itens ou construções lexicais, em determinados contextos linguísticos, assumem funções gramaticais, e, uma vez gramaticalizados, continuam a desenvolver novas funções gramaticais (HOPPER; TRAUGOTT, 1993). Esse tipo de mudança só pode ser compreendido a partir de uma concepção de língua como atividade real, um instrumento de interação social (NEVES, 1997). Logo, gramática não se resume a um produto fechado, estático; ela é dinâmica, com estruturas flexíveis e permeáveis às pressões do uso (CASTILHO, 2012). As amostras apresentadas evidenciam exatamente essa dinamicidade, revelada pela aplicação do princípio de exploração de velhas formas para novas funções. O reconhecimento desse tipo de princípio é necessário para a compreensão dos movimentos funcionais que operam no âmbito, por exemplo, das classes de palavras, um tema comumente abordado no contexto escolar, mas que não recebe um tratamento linguístico adequado.
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