Universidade no Brasil – identidade, autonomia e pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i25.955Palavras-chave:
Modelos de universidade, Pesquisa, Projetos de governoResumo
Este trabalho busca analisar as bases da Universidade no Brasil para compreensão do movimento histórico e as motivações de políticas governamentais promotoras de avanços e retrocessos neste nível educacional, bem como o levantamento de práticas que expressam desempenhos na contemporaneidade que se identificam com o modelo anglo-saxônico de versão norte-americana nas últimas décadas. Considera-se que uma visão histórica de fundamento epistemológico pode conceder capacidade elucidativa para proposições na busca de transformações neste campo educacional, mesmo que num contexto limitado de atuação profissional, como se configura. Este trabalho é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido a partir da Universidade Estadual de Londrina, a metodologia utilizada é de vertente qualitativa pela pesquisa bibliográfica. Apresenta-se inicialmente, o projeto de governo de Pombal imerso numa visão determinada de ideais iluministas que estabelece os trilhos para a criação da Universidade no Brasil, a qual é gestada no início do século XX, sob a égide do Brasil republicano. Tem-se a Universidade brasileira como instituição jovem em âmbito mundial, mas envolta num antigo embate – o de conquista de seu papel na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, em luta pela sua autonomia e valorização. A Universidade cumpre seu papel na produção do conhecimento pela pesquisa e disseminação, alimentando o ensino, ampliando a discussão para além do seu espaço, integrando a sociedade a participar desse processo de conquista mútua, pois seu sentido se configura na construção de identidades sociais.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.