Avaliação da efetividade do programa nacional de assistência estudantil: o caso da UFVJM
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9611Palavras-chave:
políticas públicas educacionais, auxílio estudantil, desempenho acadêmicoResumo
O objetivo do artigo foi analisar a efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil na UFVJM– campus Janaúba. Para tanto, recorreu-se à pesquisa quantitativa, comparando o desempenho dos bolsistas e dos não contemplados por bolsa entre os anos de 2014 e 2019. Os resultados apontam que os beneficiários das assistências obtiveram melhor rendimento acadêmico, evadiram em menor número e apresentaram maiores taxas de diplomação em relação aos demais. Conclui-se que a política de assistência estudantil apresenta uma correlação positiva entre os auxílios e os rendimentos acadêmicos, o que indica para a sua possível efetividade. Contudo, é importante considerar outros indicadores que mensurem o programa, bem como os impactos da pandemia e dos recentes declínios orçamentários no auxílio estudantil.
Downloads
Metrics
Referências
ANDRADE, Ana Maria Jung de; TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Áreas da política de assistência estudantil: relação com desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 22, n.2, p. 512-528, 2017. DOI: 10.1590/s1414-40772017000200014 Disponível em: https://www.
scielo.br/j/aval/a/wqhZ5Km7XCbNbPTRwQrjP6x/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 abr. 2019.
ARAÚJO, Sandy; ANDRIOLA, Wagner; CAVALCANTE, Sueli; CHAGAS, Denise. Efetividade da assistência estudantil para garantir a permanência discente no ensino superior público brasileiro. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 24, n. 03, p. 722-743, 2019. DOI: 10.1590/S1414-40772019000300009 Disponível em: https://www.
scielo.br/j/aval/a/CW7CvT8tqBYZs5wWp8V7WFs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 jun. 2021.
ANDIFES. V Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf. Acesso em: 05 mar. 2021.
ANDIFES. Instituições federais de Ensino Superior de Pernambuco fazem ato virtual contra cortes no orçamento, 2021. Disponível em: https://www.andifes.org.br/?p=87498. Acesso em: 07 mai. 2021.
BARBOSA, Alex Trindade. Avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil na Universidade Federal de Alfenas. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Sociedade) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, 2017. Disponível em: https://bdtd.
unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1104. Acesso em: 20 fev. 2019.
BARBOSA, Amanda Veloso. Sobreviver e/ou me graduar? Os limites do Programa Auxílio Socioeconômico da Universidade de Brasília do ponto de vista de seus/suas beneficiários/as. 2015. 105f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/19642. Acesso em: 27 abr. 2021.
BRASIL. Lei N 11.173, de 06 de setembro de 2005. Transforma as Faculdades Integradas de Diamantina em Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 6 set. 2005. Disponível em: http://
www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11173.htm. Acesso em:02 mai. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil-PNAES. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 jul. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/
ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 20 mar. 2021.
CARVALHO, Marinez. A assistência estudantil no IFPR (2015-2019): avaliação da efetividade do pnaes, entre os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Campus Palmas – PR. 2020. 239f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020. Disponível em: https://tede.unioeste.
br/handle/tede/5146. Acesso em:02 mai. 2021.
CAVALCANTI, Rosangela. Avaliação da eficácia do programa de auxílio estudantil na universidade tecnológica federal do Paraná. 2016. 119f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública), Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2388/1/CT_PPGPGP_M_
Cavalcanti%2C%20Rosangela%20Wojdela_2016.pdf. Acesso em:02 mai. 2021.
CESPEDES, Juliana; MINHOTO, Maria; OLIVEIRA, Suzana; ROSA, Anderson. Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.29, n.113, p.1067-1091, 2021. DOI: 10.1590/S0104-403620210002902418 Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/Jbgm
jrb7dTJKdFKGHvVPWNC/?lang=pt. Acesso em:02 mai. 2021.
CORREA, Ramão. O processo de implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que atuam no estado do Rio Grande do Sul: atores, contextos e quadros normativos. 2020. 276f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/213070. Acesso em: 27 mai. 2021.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 15, n. 1, p. 195-224, 2010. DOI: 10.1590/S1414-40772010000100011 Disponível em: https://
www.scielo.br/j/aval/a/SkVnKQhDyk6fkNngwvZq44c/?lang=pt. Acesso em: 27 mai. 2021.
ELOI, Sueli de Souza Santos. Sistema de monitoramento e avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES: um modelo a partir da teoria do programa. 2018. 178 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba. 2018. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/22202. Acesso em: 28 mai. 2021.
GAZOTTO, Mireille Alves. Políticas públicas educacionais: uma análise sobre a Política Nacional de Assistência Estudantil no contexto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. 2014. 141f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/
Acesso em: 28 mai. 2021.
GILIOLI, Renato de Sousa. Evasão em instituições federais de ensino superior no Brasil: expansão da rede, SiSU e desafios. Estudo técnico do Consultor Legislativo da Área XV- Educação, Cultura e Desporto. Brasília: Câmara dos Deputados, maio 2016.
IMPERATORI, Thaís Kristosch. A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira. Serv. Soc, n.129, p.285-303, 2017. DOI: 10.1590/0101-6628.109 Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/dRhv5KmwLcXjJf6H6qB7FsP/?lang=pt. Acesso em: 30 mar. 2021.
INEP. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_
indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021.
LIMA, Wandilson; MENDES, Vera. Estudos sobre a avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil à luz das múltiplas abordagens teórico-metodológicas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 25, n. 01, p. 199-218, 2020. DOI: 10.1590/S1414-407720200001000011 Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/6qh3Qv
DzgGTkw6H9xV7trhy/?lang=pt.Acesso em: 02 jul. 2021.
MACEDO, Geórgia; SOARES, Swamy. Avaliação da eficácia do Programa Nacional de Assistência Estudantil para permanência de cotistas na Universidade Federal da Paraíba. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 25, n.2, p.439-457, 2020. DOI: 10.1590/S1414-4077/S1414-40772020000200011 Disponível em: https://www.scielo.br/
j/aval/a/9C6KSdbH6qgbj4WdSp3LMJn/abstract/?lang=en. Acesso em: 02 jul. 2021.
MAURICIO, Nathanni. Avaliação do programa nacional de assistência estudantil na universidade federal do tocantins. 2019. 178f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Tocantins, 2019. Disponível em: https://
repositorio.uft.edu.br/handle/11612/1167. Acesso em: 07 abr. 2021.
OLIVEIRA, Ana Paula; SOUZA, Valdinei; SOUSA, José; TAVARES, Érica. Políticas de avaliação e regulação da educação superior brasileira: percepções de coordenadores de licenciaturas no Distrito Federal. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 18, n. 3, 2013. DOI: 10.1590/S1414-40772013000300007 Disponível em: https://www.
scielo.br/j/aval/a/VQ77WsjhVKwRXYfzvBWF5xn/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2021.
PALAVEZZINI, Juliana. A multidimensionalidade da vulnerabilidade acadêmica no programa de assistência estudantil da UTFPR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 26, n.1, p. 217-236, 2021. DOI: 10.1590/s1414-40772021000100012 Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/vnLPr6rWQcKNPbG8Qn9WMYk/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 abr. 2021.
PESSONI, Ludmylla Ribeiro. O direito à educação e a mediação da assistência social no IFG: uma simbiose necessária. 2016. 176f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2016. Disponível em: http://tede2.
pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3483. Acesso em: 15 jul. 2021.
PINHEIRO, Daniel Calbino; PEREIRA, Rafael Diogo; XAVIER, Wescley Silva. Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades estaduais. Revista Brasileira de Educação, v.26, 2021. DOI: 10.1590/S1413-24782021260020 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/pJbNpfcXxbkPtzwg3CWr
SMD. Acesso em: 26 jul, 2022.
QUEIROZ, Mendel de Almeida. O Programa Nacional de Assistência Estudantil: o caso da Universidade de Brasília. 2015. 104f. Dissertação (Mestrado em Gestão Econômica de Finanças Públicas) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/18619/1/2015_MendelAlmeidaQueiroz.pdf. Acesso em: 03 jul. 2021.
RECKTENVALD, Marcelo; LAURO, Mattei; PEREIRA, Vilmar. Avaliando o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) sob a ótica das epistemologias. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v.23, n.2, p. 405-423, 2018. DOI:10.1590/S1414-40772018000200008 Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/8rJt
wcBryJG67DhKZ7grXFw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2021.
ROESCH, Sylvia. Projetos de estágio e de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1999.
SANTOS, Alisson de Almeida. A avaliação no contexto do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Revista Gestão Universitária, v. 6, p. 1-14, 2016. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/system/scientific_articles/files/000/000/211/original/artigo_gest%C3%A3o_universit%C3%A1ria.pdf?1482771415. Acesso em: 03 jul. 2021.
SCHER, Aline; OLIVEIRA, Edson. Acesso e permanência estudantil na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza/PR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 25, n.1, p.5-26, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/7nTzmXCjf
Kjffj6Cq3bPpfq/?format=html&lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2021.
SILVA, Ana Rita Dantas da; HAAS, Celia Maria. Política de assistência estudantil nos três últimos governos: relevância do Programa de Auxílio Permanência. Quaestio, v. 21, n. 2, p. 503-523, 2019. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/
/3379. Acesso em: 21 mai. 2021.
SOUZA, Rafael; COSTA, Maria. Monitoramento e avaliação da assistência ao estudante universitário: o caso do Programa de Residência Universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, n. 107, p. 362-385, 2020. DOI: 10.1590/S0104-40362019002801803 Disponível em: https://www.scielo.Br
j/ensaio/a/gByfxVtB4j85FdXvVst6cWk/?lang=pt. Acesso em: 02 jul. 2021.
VIEIRA, Joselya Claudino de Araújo. Avaliação política do modelo de gestão da assistência estudantil na UFRPE: fundamentos gerencialistas e padrões mínimos na provisão de necessidades. 2015. 191f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015. Disponível em: https://repositorio.
ufpe.br/handle/123456789/17358. Acesso em: 23 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.