v. 16 n. 43 (2020): Edição Especial (dez): FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CONTEXTOS ESCOLARES

					Visualizar v. 16 n. 43 (2020): Edição Especial (dez): FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CONTEXTOS ESCOLARES

Edição Especial - dezembro de 2020

Dossiê temático - FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CONTEXTOS ESCOLARES E BINÔMIO TEORIA/PRÁTICA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS.

Publicado: 2020-12-01

Dossiê temático

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CONTEXTOS ESCOLARES E BINÔMIO TEORIA/PRÁTICA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

    Osmar Hélio Alves Araújo, Ivan Fortunato, Emerson Augusto de Medeiros
    13-28
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7664
  • PROFESSORES ORIENTADORES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DAS LICENCIATURAS DO BRASIL: ANÁLISE DE TESES NACIONAIS 2014 – 2018

    Emerson Augusto de Medeiros, Ivan Fortunato, Osmar Hélio Alves Araújo
    29-50
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6777
  • OS REGISTROS DA AÇÃO DOCENTE NO PERÍODO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

    Elcimar Simão Martins, Tânia Maria Sousa França
    51-68
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6778
  • DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR AO ESTÁGIO: OS DIFERENTES OLHARES SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA AMÉRICA LATINA

    Evandro Ghedin, Maria Leogete Joca da Costa, Patrik Marques dos Santos
    69-91
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6838
  • ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PERSPECTIVAS DOS LICENCIANDOS DE UM CURSO DE MATEMÁTICA

    Katia Regina Silva, Maria Margarete Delaia
    92-116
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6828
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: O QUE DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS E QUAIS SENTIDOS PRODUZIDOS POR EGRESSOS

    Liliana Soares Ferreira, Luiza da Silva Braido, Mda., Mariglei Severo Maraschin, DULCINEIA LIBRAGA PAPALIA DE TONI, Dda.
    117-133
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6774
  • ENSINANDO A ENSINAR: DIRETRIZES E ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR

    Rosatilde Margiotta, Cosimo Laneve
    134-141
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6929
  • FORMAR UM PROFESSOR COMPETENTE: POR UM ENSINO PEDAGÓGICO, PROMOVENDO UMA SUBJETIVIDADE AUTÊNTICA

    Adriana Schiedi, Riccardo Pagano
    142-157
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6908
  • FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIA FORMADORA?

    Antonia Edna Brito
    158-174
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7666
  • O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: INTERFACE ESCOLA/UNIVERSIDADE MEDIADA POR ALUNOS ESTRANGEIROS

    Ana Cristina Moraes, João Pereira da Silva, Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite
    175-195
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6285

Artigos

  • INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE (2013-2020)

    Arlete Ramos dos Santos
    196-228
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7689
  • A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E EM PORTUGAL: RELAÇÃO COM O SETOR PRODUTIVO

    Valdivina Alves Ferreira, Maria Luísa Cerdeira
    229-253
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6948
  • (RE)PENSANDO AS VEREDAS DA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DAS PROFESSORAS NAS CLASSES MULTIANOS EM PAU DOS FERROS (RN)

    Geralda Maria de Bem, Cícero Nilton Moreira da Silva
    254-276
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6316
  • JUVENTUDE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO CAMPO: RUPTURAS, CONTRADIÇÕES E CULTURA POLÍTICA

    Luciane Ferreira de Abreu, Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante, Fabio Dantas de Souza Silva
    277-296
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6326
  • GRUPOS DE PESQUISA QUE INVESTIGAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NORDESTE: QUEM SÃO, O QUE PRODUZEM E COMO PRODUZEM

    Isabel Maria Sabino de Farias, Marilia Duarte Guimaraes, Ingrid Louback de Castro Moura
    297-318
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6500
  • PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL: O LEGAL E O REAL

    Marecilda Bezerra Araujo, Arilene Soares Medeiros
    319-342
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6517
  • O MOVIMENTO DA DIDÁTICA CRÍTICA E O PENSAMENTO PEDAGÓGICO- DIDÁTICO NA DÉCADA DE 1980

    Lenilda Rêgo Albuquerquer de Faria
    343-365
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6568
  • PROTOCOLO DE OBSERVAÇÃO DE AULA (POA) PARA O ENSINO ESPORTIVO: VALIDADE E CONFIABILIDADE

    Maria Jullyanne Cavalcanti de Brito, Antonio Jorge Gonçalves Soares, Tony Meireles Santos, Vinícius Damasceno de Oliveira
    366-387
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6606
  • A LITERATURA DE CORDEL: UM RECURSO INOVADOR NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO

    Lusival Antonio Barcellos, Paula Marques Pessoa de Aquino, Vitória da Cunha Ferreira
    388-405
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6630
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O QUE REVELAM OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA?

    Viviane Borges Dias, Luciene Maria da Silva
    406-429
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6822
  • EDUCAÇÃO, ESCRITA E TECNOLOGIAS: (REVERBER)AÇÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

    Adriana Cavalcanti dos Santos, Nádson Araújo dos Santos, Viviane Caline de Souza Pinheiro
    430-451
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6871
  • AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO CEARÁ E AS POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY – O PROTAGONISMO DO SPAECE

    Luciano Nery Ferreira Filho, Eloisa Maia Vidal, José Airton de Freitas Pontes Junior
    452-471
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6954
  • REMINISCÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Larissa Lunardi, Rúbia Emmel
    472-493
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6993
  • PRODUTO EDUCACIONAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

    Sérgio Teixeira da Silva, Alexandre Gomes Soares
    494-514
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6999
  • ARTE-EDUCAÇÃO E COMPUTADOR: TENDÊNCIAS E DESAFIOS

    Adilson Cristiano Habowski, Carla Milbradt, Elaine Conte
    515-541
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7051
  • AS PRESCRIÇÕES DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA

    Fábia Maria Boreli Poleto, Matheus Lima Frossard, Wagner dos Santos
    542-568
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7057
  • O PIBID COMO ESPAÇO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

    Klinger Teodoro Ciríaco, Yandra Karla dos Santos
    569-595
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6508
  • O PAPEL DA UNDIME NO PROCESSO DE AFIRMAÇÃO DA LÓGICA DA GOVERNANÇA EM REDES NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO

    Danilo Bandeira dos Santos Cruz, Luciana Pedrosa Marcassa
    596-617
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6760
  • CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

    Vilmar José Borges, Lucas de Souza Leite, Marcone Henrique de Freitas
    618-638
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6990
  • AS PERCEPÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE AO SEU PAPEL PROFISSIONAL

    Liliane Silva, Amanda Oliveira Rabelo
    639-655
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7200
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS PELA REFORMA E PELA BNCC

    José Arlen Beltrão, David Romão Teixeira, Celi Nelza Zulke Taffarel
    656-680
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7024
  • FENOMENOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO DE UM ESTILO DE GESTÃO INOVADORA DO LYCEUM EDUCACIONAL

    Andrey Ivanovich Shutenko, Anastasia Koreneva , Inna Ryzhkova, Larisa Morina, Alexander Apykhtin, Galina Romanova
    681-699
    DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6841