Cultura organizacional na escola desafio
Keywords:
Cultura da escola, Cultura organizacional, Educação inclusiva, Gestão educacional, Políticas públicas de inclusãoAbstract
O presente artigo apresenta os resultados do estágio-pesquisa desenvolvido na Escola Desafio, em Vitória da Conquista, Bahia, instituição especializada no atendimento a deficientes auditivos e portadores de dificuldades de aprendizagem. O objetivo do estudo foi analisar a cultura organizacional da escola e sua construção identitária. A investigação foi efetuada por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, envolvendo alunos, seus pais e profissionais da instituição. Por meio da pesquisa, verificou-se que a prática pedagógica vivida no dia-a-dia da Escola Desafio está permeada por contradições, próprias do ato educativo, no atual contexto educacional brasileiro. Verificou-se que a cultura organizacional predominante na instituição corresponde à tendência afiliativa.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.