Sentidos do ensino médio integrado: um estudo de caso no instituto federal do norte de Minas Gerais - IFNMG - campus Almenara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.6667

Palavras-chave:

Escuela secundaria integrada. El trabajo como principio educativo. XXXXX

Resumo

Esta pesquisa é um recorte da dissertação do programa de mestrado profissional em educação tecnológica do IFTM – Campus Uberaba-MG e, tem como objetivo analisar, por meio dos discursos dos sujeitos-professores atuantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFNMG – Campus Almenara, os sentidos de “integração” e de “curso técnico integrado ao ensino médio”. No que tange ao delineamento teórico-metodológico, a pesquisa possui abordagem qualitativa, utiliza-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com o quantitativo de seis sujeitos-professores participantes da pesquisa que atuam em um dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na referida instituição. Fundamentamo-nos nos pressupostos da Análise do Discurso (doravante AD) de linha francesa, à luz da episteme do pensador Michel Pêcheux. Como espinha dorsal, utilizamos autores, tais como, as obras de RAMOS (2008); FRIGOTTO (2012, 2015); CIAVATTA (2005) e MACHADO (2006) para embasamento da discussão teórica da relação entre o trabalho, educação e ensino médio integrado. De um modo geral, pode-se intuir que as discussões teóricas efetuadas e as análises demonstram que os sentidos dos termos “integração” e “cursos técnicos ao ensino médio integrado” são expressões polissêmicas e retratam diversas práticas político-pedagógicas para além das questões atinentes ao currículo das disciplinas propedêuticas e técnicas.

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Biografia do Autor

Ronivaldo Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Mestre em Educação pelo IFTM – Campus Uberaba. Pedagogo no IFNMG – Campus Almenara – Brasil; Vinculado ao Grupo de Pesquisa em Discurso e Educação (GPDE∕IFTM∕CNPq); Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas para Qualificação de Servidores – PBQS - IFNMG. Correio eletrônico: ronivaldoferreiramendes@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3227-7461     

Welisson Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Doutor em Estudos Linguísticos - UFU. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional em Educação Tecnológica no IFTM – Campus Uberaba - Brasil; Líder do Grupo de Pesquisa em Discurso e Educação (GPDE∕IFTM∕CNPq). Correio eletrônico: welissonmarques@iftm.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6766-4651

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

FERREIRA MENDES, R.; MARQUES, W. Sentidos do ensino médio integrado: um estudo de caso no instituto federal do norte de Minas Gerais - IFNMG - campus Almenara. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 277-295, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.6667. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6667. Acesso em: 23 abr. 2024.