FORMAR UM PROFESSOR COMPETENTE: POR UM ENSINO PEDAGÓGICO, PROMOVENDO UMA SUBJETIVIDADE AUTÊNTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6908

Palavras-chave:

Formação, Professor, Ensino pedagógico

Resumo

A questão do profissionalismo dos professores em todos os níveis de ensino está entre as mais urgentes que a pedagogia enfrenta atualmente. Atualmente, a sociedade cada vez mais complexa exige que o professor tenha uma competência educacional / didática de qualidade capaz de incentivar nos alunos uma aprendizagem bem estruturada e o desenvolvimento de uma autêntica subjetividade personalizada. Nessa perspectiva, as análises feitas por E. Stein sobre a formação de professores para torná-los competentes na construção de processos de conhecimento (gnoseologia), em epistemologias disciplinares e sobre as formas de regular a formulação do julgamento (lógica) devem ser considerado valioso. A partir dessa aquisição, essa contribuição meditará sobre como atualmente um professor pode ser treinado pedagogicamente para ser competente, tanto na estrutura disciplinar quanto na identificação dos objetivos educacionais do conhecimento aprendido. Como veremos, o conhecimento, a epistemologia das disciplinas e a lógica do pensamento, longe de representar apenas o propósito do ensino, constituirão os meios pelos quais o professor promoverá uma maneira de ensinar orientada no sentido fenomenológico-hermenêutico, como o criador e desenvolvedor da autonomia do julgamento e da responsabilidade relacionada ao valor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Schiedi, Universidade de Bari - Itália

Researcher in General and Social Pedagogy at the University of Bari Aldo Moro - Ionian Department in Legal and Economic Systems of the Mediterranean Area. Society, environment, cultures, already having the National Scientific Qualification as Second Level Professor in the sector concerning competitive exams 11 / D1 - Pedagogy and History of Pedagogy - SSD M-PED / 01 - Professor of General and Intercultural Education in the Course of Legal Sciences for Immigration, Human Rights and Interculturality - University of Bari Aldo Moro - Ionian Department in Legal and Economic Systems of the Mediterranean Area. Society, environment, cultures. She has been collaborating for years with the chair of General Pedagogy as an expert on the subject in the courses of Laws and Economics, respectively in the courses of Political Education and Planning and Training of Human resources. She is the author of numerous essays and articles in qualified national and international journals and magazines. She carries out studies and researches mainly on epistemology and on the methodology of pedagogical research. As for the latter, she privileges to focus her attention on the phenomenological style of investigation and the narrative approach (ethnographic, self- ethnographic and autobiographical) applied to educational matters and issues. As for phenomenology, she has been able to grasp, in several contributions, the strong pedagogical value that she intended to highlight starting from a careful examination of the Bildung theory by Edith Stein. Her volumes include: Narrare la Bildung. L’itinerario pedagogico di Edith Stein. [Narrate the Bildung. The pedagogical itinerary of Edith Stein] (2017) - La valutazione nella scuola. Aspetti, modelli ed esperienze [Evaluation at school. Aspects, models and experiences] (2013) - Pensare, sentire ed agire pedagogicamente [Thinking, feeling and acting pedagogically] (2013) - Psicologia e Scienze dell'Educazione nella scuola secondaria [Psychology and Educational Sciences at high school] (2013) - La pratica di insegnamento. Nuovi percorsi di lettura [The teaching practice. New reading paths] (2010).

Riccardo Pagano, Universidade de Bari - Itália

Full Professor of General and Social Pedagogy at the University of Bari Aldo Moro - Ionian Department in Legal and Economic Systems of the Mediterranean Area. Society, environment, cultures - Deputy Director of the Ionian Department and of the Cirped – Centro italiano di Ricerca pedagogica (Italian Centre for Educational Research). Professor of Political Education in the Master's Degree in Law and Human Resources and Professor of Planning and Training in the Economics and Business Administration Course at the University of Bari Aldo Moro - Ionian Department. He is the author of over 150 national and international publications, including monographs, contributions in volumes and articles in journals and magazines, many of which are A-class. His latest works include: Il pensiero pedagogico di Antonio Gramsci [Antonio Gramsci’s pedagogical thought] (Monduzzi, 2013) - and Manuale di pedagogia. Temi e ambiti di ricerca e prassi educativa [Manual of Pedagogy. Topics and areas of research and educational practice], with H.A. Cavallera, (EdiSES, 2013).

Referências

ACONE, G., La Paideia introvabile, La Scuola, Brescia 2004.

ACONE, G., L’orizzonte teorico della pedagogia contemporanea, Edisud, Salerno 2005.

ALTET, M., L’analyse de pratiques: retrospective et questions actuelles, in “Recherche et formation”, 51, 2006, pp. 11-25.

ALTET, M. et al., Formare gli insegnanti professionisti, tr. it., Armando, Roma 2006. BACHELARD, G., Le nouvel esprit scientifiqu, Paris, 1934 (Italian translation edited by

Laterza, Bari 1951).

BALDACCI, M. (ed.), La formazione dei docenti in Europa, Mondadori, Milano 2010.

BALDACCI, M., Il Sistema formativo e il curricolo scolastico, in M. Baldacci, M. Corsi (eds), Sistema formativo ed emergenze dell’educazione, Tecnodid, Napoli 2010.

BINANTI, L.; TEMPESTA, M. (eds.), La formazione del docente nella scuola europea del terzo millennio, Pensa Multimedia, Lecce 2011.

BONCINELLI, E., La vita della nostra mente, Laterza, Roma-Bari 2011.

BRUNER, J., The Process of Education, Mass.: Harvard University Press, Cambridge 1960.

CORALLO, G., Pedagogia, vol. I, L’educazione. Problemi di pedagogia generale, Armando, Roma 2010.

DAMIANO, E., La Nuova Alleanza. Temi problemi prospettive della nuova ricerca didattica, La Scuola, Brescia 2006.

DAY, C.; LANEVE, C. (eds.), Analysis of Educational Practices. A comparison of Research Models, La Scuola, Brescia 2011.

FABBRI, L., Formazione degli insegnanti e pratiche riflessive, Armando, Roma 1999. GERMAIN, P., Sur quelques cararactéristiques des disciplines and sur la portée de la

science in "Les études philosophiques", 2, 1978, pp. 157-170. GRANESE, A., La conversazione educativa, Armando, Roma 2008.

KUHN, Th.S., The Structure of Scientifìc Revolutions, University of Chicago Press, Chicago 1962; tr. it., La struttura delle rivoluzioni scientifiche, Einaudi, Torino 1969.

LANEVE, C., Per una teoria della didattica. Modelli e linee di ricerca, La Scuola, Brescia 1993.

LANEVE, C., Il campo della didattica, La Scuola, Brescia 2000.

LANEVE, C., La didattica fra teoria e pratica, La Scuola, Brescia 2003.

LANEVE, C., Manuale di didattica. Il sapere sull’insegnamento, ELS-La Scuola, Brescia

LIGORIO, B., Come si insegna, come si apprende, Carocci, Roma 2003.

MORTARI, L., Ricercare e riflettere. La formazione del docente professionista, Carocci, Roma 2009.

PAGANO, R., Il pensiero pedagogico di Gaetano Santomauro, La Scuola, Brescia 2008. PAGANO, R., Educazione e interpretazione. Profili e categorie di una pedagogia

ermeneutica, ELS-La Scuola, Brescia 2018.

PERLA, L., Didattica dell’implicito, La Scuola, Brescia 2010.

PERLA, L. Tempesta M. (eds.), Teacher Education in Puglia. Università e scuola per lo sviluppo della professionalità docente, Pensa MultiMedia, Lecce 2016.

PERRENOUD, Ph., La formation des enseignants entre théorie et pratique, L’Harmattan, Paris 1994.

POSTIC, M., Observation et formation des enseignants, PUF, Paris 1977.

RIVA, M.G. (ed.), L’insegnante professionista dell’educazione e della formazione, ETS,

Pisa 2008.

SCHIEDI, A., Narrare la Bildung. L’itinerario pedagogico di Edith Stein, ELS La Scuola, Brescia 2017.

SCHÖN, D., Formare il professionista riflessivo, tr. it., FrancoAngeli, Milano 2006.

STEIN, E., Bildung und Enfaltung der Individualität, Verlag Herder, Freiburg im Breisgau; tr. it. edited by A. Ales Bello and M. Paolinelli, Formazione e sviluppo dell’individualità, Città Nuova, Roma 2017.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

SCHIEDI, A.; PAGANO, R. . FORMAR UM PROFESSOR COMPETENTE: POR UM ENSINO PEDAGÓGICO, PROMOVENDO UMA SUBJETIVIDADE AUTÊNTICA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 142-157, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.6908. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6908. Acesso em: 24 abr. 2024.