NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E A QUESTÃO DO SUJEITO: ARTICULAÇÕES NO CAMPO DO CURRÍCULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8017

Palavras-chave:

Estudos biográficos, sujeito biográfico, teorização curricular pós-fundacional

Resumo

Esse texto tem por objetivo contribuir para a reflexão teórica no campo do Currículo sobre a potencialidade heurística da articulação entre os estudos autobiográficos e o debate contemporâneo sobre a categoria sujeito no âmbito do quadro de inteligibilidade pós-fundacional. A análise proposta consiste em explorar pistas de investigação que permitem fazer trabalhar algumas aporias que atravessam as reflexões curriculares. Trata-se, mais especificamente, de focalizar aquelas que remetem ao desafio de operar, de forma não binária, com entendimentos de 'sujeito do conhecimento', 'sujeito de demandas' e 'sujeito do desejo' quando posicionados como docentes e /ou alunos/as em contextos discursivos específicos. A partir da análise da produção acadêmica acumulada nos últimos cinco anos no campo do Currículo - e socializada em periódicos qualificados da área educacional - envolvendo, de forma central, processos de subjetivação, este texto investe na defesa da potência analítica da categoria 'sujeito biográfico' para as teorizações curriculares. Como uma possibilidade de enfrentamento dos binarismos que perpassam a fixação de sentidos de docência, ensino e aprendizagem, a força política e epistemológica dessa categoria consiste no fato de seu uso permitir simultaneamente ampliar o entendimento do significante 'razão', operar com a diferença como campo de significação e reconhecer a importância do reconhecimento da historicidade condensada nos corpos dos indivíduos para produção de análises do social sem, no entanto, reafirmar um subjetivismo transcendental e/ou um objetivismo positivista.

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Biografia do Autor

Carmen Teresa Gabriel , Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil

Pós-doutora pela Universidade de Lille-França. Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Titular de Currículo da UFRJ. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRJ). Programa de Mestrado Profissional em História ProfHistória /UFRJ.  Coordena o Grupo de Estudos Currículo Conhecimento e Ensino de História (GECCEH). Bolsista de Produtividade do CNPq. Bolsista Cientista do Nosso Estado (CNE/FAPERJ)

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

GABRIEL , C. T. . NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E A QUESTÃO DO SUJEITO: ARTICULAÇÕES NO CAMPO DO CURRÍCULO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 72-92, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i44.8017. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8017. Acesso em: 24 abr. 2024.