As concepções de justiça do Programa Mais Educação a partir da teoria tridimensional de Nancy Fraser

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10532

Palavras-chave:

Programa Mais Educação, justiça social, educação integral

Resumo

O Programa Mais Educação, criado pelo governo Lula em 2007 com o objetivo de fomentar a educação integral dos estudantes por meio do apoio às atividades socioeducativas e ampliação da jornada educativa diária, carregava consigo diferentes concepções de justiça social e escolar. Ao observar alguns de seus pressupostos, foi possível identificar concepções alinhadas com os princípios de justiça demandados pelas políticas de reconhecimento cultural, redistribuição econômica e representação política. Dessa forma, o intuito deste artigo foi analisar as concepções de justiça que envolveram direta ou indiretamente o Programa Mais Educação a partir da perspectiva da teoria tridimensional de Nancy Fraser por meio de um levantamento documental e revisão bibliográfica.

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Biografia do Autor

Ana Maria Clementino, Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil

Ana Maria Clementino. Doutora em Educação pela UFMG. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/UFMG). Contribuição de autoria: Investigação e Escrita – Primeira Redação - http://lattes.cnpq.br/6163058546425740

 

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil

Dalila Andrade Oliveira. Doutora em Educação pela USP. Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista do CNPq/PQ1A e FAPEMIG/PPM. Contribuição de autoria: Supervisão e Escrita – Revisão e Edição - http://lattes.cnpq.br/1795516271097895

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Publicado

2022-05-10

Como Citar

CLEMENTINO, A. M. .; OLIVEIRA, D. A. . As concepções de justiça do Programa Mais Educação a partir da teoria tridimensional de Nancy Fraser. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e10532, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.10532. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10532. Acesso em: 20 abr. 2024.