PROJETO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CURITIBA:
DESAFIOS, POSSIBILIDADES E RESULTADOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2935Palabras clave:
Palavras chave: Educação. Equidade. Responsabilidade.Resumen
Este artigo tem como foco o Projeto Equidade na Educação do Município de Curitiba, com recorte temporal no período de 2014 a 2016, e visa analisar as possibilidades, os desafios e os resultados deste projeto. Buscamos compreender o cenário da educação básica da Rede Municipal de Ensino na capital paranaense, o contexto em que o Projeto Equidade se insere com base nos resultados do IDEB de 2009 a 2015. O estudo foi realizado através de pesquisa em documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação, publicações de matérias vinculadas ao projeto em jornais e sites, como também, no site oficial da Secretaria da Educação. O artigo estrutura-se em duas abordagens: a primeira configura-se em um relato sobre o cenário contemporâneo da educação básica de Curitiba, destacando a idealização e implantação do projeto Equidade na Educação, a importância das diretrizes educacionais e os resultados alcançados nas notas do IDEB. No segundo momento, analisamos os desafios enfrentados pelo projeto e a importância do espaço escolar como representação da sociedade.
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